TOP
Colaboração Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional

“Atingindo resultados incríveis!”

Olá, Secretariandos! Tudo bem por aí?

 

Após o fim da nossa série de posts diários sobre transição de carreira, hoje damos início aos posts semanais aqui no Secretariado Com Simone. E eu quero te convidar a interargir nos comentários aqui no blog e nas redes sociais, para que possamos sempre trazer conteúdo relevante para vocês, combinado?! 😉

 

Hoje eu gostaria de escrever sobre a “vulnerabilidade”. Eu estava escutando uma empreendedora falar sobre isso, e o link com a rotina do meu dia a dia como assistente executiva foi inevitável.

 

As relações humanas no geral, não apenas no ambiente de trabalho, estão desgastadas porque nós estamos cansados de ver e nos relacionar com figuras distantes, que ostentam imagens inatingíveis de perfeição. Estamos carentes de interação com pessoas de verdade, como nós –  que erram e acertam, que caem e se levantam.

 

Há um lado lindo e muito humano na vulnerabilidade que está sendo deixado para trás neste mundo de redes sociais feito de “carreiras perfeitas, com corpos perfeitos, que vivem vidas perfeitas” – a vulnerabilidade não representa apenas  “fraqueza”. Humanos conectam-se com humanos, e humanos são frágeis em sua essência. Não devemos ter medo de nos expor, de assumir quando erramos, de pedir desculpas ou ajuda se necessário, de dar a nossa opinião. Isso é ser autêntico, é o que nos faz humanos e únicos, é o que nos conecta afinal.

 

E no âmbito do ambiente de trabalho, o receio de se conectar com colegas e a resistência em colaborar com pares vem também do medo que temos de nos mostrarmos vulneráveis. De nos expor, de nos deixar ser descobertos em nossa essência, de que o outro veja  que aquela imagem que nós construímos é, no geral, uma máscara detrás da qual nos protegemos.

 

O humano em você reconhece o humano em mim, eles se conectam e constroem coisas incríveis juntos. Cada um tem o seu capital humano e criativo, e quando trabalhamos em colaboração vamos mais longe e com certeza aprendemos muito mais. Quem já teve a oportunidade de desenvolver um bom trabalho em equipe e pode desfrutar da parceria e do aprendizado que isso lhe rendeu, saberá bem do que estou falando.

 

Além disso, já passou da hora de percebermos que a nossa tão querida internet deixou o mundo muito grande, porque conectou diversos saberes. A quantidade de informação é infinita, mas nosso dia continua tendo apenas 24h, nosso corpo continua sendo o mesmo com seus limites, e o mundo não para! E é exatamente por isso que conectar-se com grupos passa a ser essencial para nós. Sozinhos já não somos suficientes, não temos como dar conta de toda a informação e de tudo o que está aí fora nos aguardando.

 

O caminho para nossa evolução, tanto pessoal como profissional, não é para ser trilhado sozinho, mas em comunidade. A competição cada vez mais vai dar espaço para a colaboração, e nós – secretários e secretárias – não podemos e não devemos ficar para trás neste movimento.

 

O profissional de secretariado precisa se antecipar a isso e, aqueles(as) que ainda não o fazem, precisam começar a internalizar esta metodologia de trabalho colaborativo em sua rotina, pois, como mediadores da comunicação e facilitadores de processos que somos, é um de nossos papéis ajudar a unir e conectar pessoas. Mas para isso, devemos começar por nós mesmos.

 

E você – como se vê neste processo? Gostaria de te convidar a uma reflexão: você tem se aberto para colaborar em seu ambiente de trabalho, ou se está ainda bem escondido detrás da sua máscara, com medo da vulnerabilidade?

 

Quando acolhemos a nossa vulnerabilidade e nos abrimos para dar a nossa contribuição para o mundo, uma transformação se coloca em curso! Tenha coragem e acredite: alguém precisa aprender algo que você pode ensinar, e você não precisa ser perfeito para isso!

 

Gostou deste artigo? Então curta e conte para os seus amigos! 🙂 Nos vemos por aqui no próximo post e siga-nos nas redes sociais para ficar sabendo das novidades que estão chegando por aqui! Grande abraço e uma ótima semana!

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:       

«
»