TOP
Desenvolvimento Profissional Multipotencial Planejamento de Carreira Secretariado Executivo

“Exercitando a multipotencialidade no Secretariado”

Olá, Secretariando!

 

Estamos de volta com mais um post e eu gostaria de começar te agradecendo pela sua companhia e contribuição. As interações que temos tido nas redes sociais tem sido super bacanas e são, na verdade, a melhor parte do conteúdo, porque é quando co-criamos e trocamos figurinhas! 🙂 De coração – obrigada!

 

Temos falado sobre o assunto multipotencialidade nos últimos posts, e se você está chegando agora, pode conferir aqui o nosso papo sobre o tema 😉

 

E hoje nós vamos conversar sobre o porquê é importante que o profissional de secretariado assuma a sua multipotencialidade e a exercite. Eu estou trazendo algumas percepções minhas a este respeito, e gostaria que você me contasse se isso faz ou não sentido para você, lá nos comentários, onde a conversa sempre continua! Vamos começar?

 

  1. O que está acontecendo no mundo?

Organizações cada vez mais enxutas, a tecnologia cada vez mais avançada e otimizando processos, executivos da geração Y mais independentes, start-ups por todos os lados – soa familiar para você?

 

Neste quadro as empresas estão buscando um suporte administrativo inteligente, com uma visão global do negócio, menos operacional, mais estratégico, mas sem nunca perder de vista a maestria em servir, que é a essência do secretariado. Sim, como diz a professora Simara Rodrigues, “secretariar é uma arte”, e é por isso que é tão apaixonante!

 

  1. O que vai acontecer com a carreira de Secretariado?

Quantas e quantas discussões eu acompanho, desde que era estagiária – e isso já faz um bom tempo! :-), a respeito da atuação na área de secretariado sem a devida formação. Mas, o objetivo aqui não é entrar no mérito desta questão.

 

Onde eu quero chegar então? A profissão de secretariado não vai ser extinguida, mas já está passando por uma transformação. E aí eu te pergunto, eu ME pergunto: se neste contexto atual o diploma com certeza ajuda, mas já não é o suficiente para garantir a vaga, o que será? Um dos diferenciais para o profissional de secretariado dentro da situação atual é ter muito bem desenvolvidas suas habilidades humanas – empatia, auto-conhecimento, criatividade e relacionamento interpessoal. Sobre este assunto Murilo Gun é um expert e se você visitar a página dele e segui-lo nas redes sociais poderá aprender muita coisa bacana sobre este tema! Eu estou estudando mais a respeito para poder me aprofundar no tema com você por aqui também! 🙂

 

  1. Não posso mais ser especialista então, é isso?

NÃO, não é isso! Com certeza a especialização na profissão de secretariado executivo continua sendo MUITO valorizada, necessária e importante! 😉 Precisamos ser especialistas em idiomas, em organização, em logística de viagens, eventos e agendas (além de outras mil coisas!) – SIM! A especialização é o que nos trouxe até aqui, é o que nos fez sermos profissionais reconhecidos, necessários e valorizados. É o fato de sermos especialistas que nos faz recursos importantes na vida da empresa, das equipes e dos executivos. Então, acalme-se! Respire fundo e continue arrasando na sua especialidade! 🙂

 

  1. Porém, o que nos trouxe até aqui não é o que vai nos levar adiante!

Outra discussão que eu sempre acompanhei no meio do secretariado ao longo da minha carreira, é sobre a “falta de desafios na profissão”, porque os profissionais sentiam que muitas das atividades desenvolvidas eram “restringidas a tarefas muito operacionais e repetitivas”. Boas notícias: isso está mudando! Mas você está preparada(o) para sair da zona de conforto? 🙂

A zona de conforto nem sempre é confortável, pode ser também um desconforto ao qual estamos já acostumados.

 

A tendência do mercado é valorizar cada vez mais profissionais que são especialistas em uma área mas que também tenham conhecimento, mesmo que superficial, em outras disciplinas. E a multipotencialidade é isso!

 

E nós, que já somos multipotenciais de fato (conversamos sobre isto aqui), precisamos agora ser também multipotenciais de coração, abraçar esta realidade e nos desenvolver neste sentido se queremos ser parte do processo de transformação da nossa profissão e alavancar a nossa carreira. Abrir a mente e o coração para aprender mais sobre inteligência emocional, autoconhecimento, empatia e vulnerabilidade. Deixar de olhar as diferentes tarefas que nos são designadas como algo que “não é parte do meu trabalho”, mas como oportunidades de crescimento, aprendizado e desenvolvimento de nossas diversas potências!

 

  1. Permita-se buscar e explorar

Ao longo de sua jornada, um profissional de secretariado pode trabalhar em uma start-up, em uma indústria, em uma universidade. Organizar eventos, cuidar da vida pessoal de um executivo, lecionar, fazer pesquisas científicas. E não para por aí. Em cada nova experiência surge uma oportunidade de desenvolvimento de suas muitas potências. É claro, nós podemos nos identificar mais com um perfil do que com outro.

O importante é manter a mente aberta e livre de “pré-conceitos”. Experimentar para conhecer.

 

Certa vez eu participei de um processo seletivo em uma multinacional e, logo no início da entrevista, o executivo olhou para o meu CV, olhou para mim e me disse: “o seu CV parece o de alguém que está buscando algo que ainda não encontrou”. Eu respondi: “eu entendo que esta seja a sua impressão, se você me permitir, eu posso te contar a minha trajetória e te mostrar que toda a minha busca tem um sentido”.

 

Estar em busca não é estar perdido!

Repito: estar em busca é diferente de estar sem rumo! – desde que você saiba onde você está AGORA. E se alguém te disser o contrário, não o leve a sério! Nesta vida estamos sempre em busca, é o que nos faz sentir que estamos vivos! E você, sente-se vivo no seu trabalho e na sua trajetória profissional?

 

Venha conversar comigo nos comentários. Você concorda com os pontos que levantei? Discorda? É ouvindo o outro – ou no nosso caso, lendo! 🙂 – que mais aprendemos e eu adoraria aprender mais de você e da sua experiência multipotencial nesta aventura do secretariado!

 

Obrigada por sua companhia! 🙂

 

Psiu! Teve CONASEC 2017 dia 6 de outubro e eu tive a honra de participar deste lindo evento – EBA! \o/ Fique de olho no próximo artigo, porque eu vou trazer para você as coisas mais bacanas que aprendi por lá!

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:    

«
»