TOP
Desenvolvimento Profissional Multipotencial Multitarefa Planejamento de Carreira Secretariado Executivo

“Multipotencialidade e propósito no Secretariado”

Olá, Secretariando! E aí, tudo bem com você?

 

No artigo anterior nós conversamos um pouco sobre o perfil multitarefa e multipotencial do profissional de secretariado. Eu já venho falando do novo perfil do profissional de secretariado há algum tempo, mas agora estou convencida de que sim – somos multipotenciais!

Que éramos multitarefa já sabiamos faz tempo, não é mesmo? Muita gente até coloca essa habilidade no currículo e inclusive muitos anúncios de emprego mencionam esta característica como pré-requisito para a vaga. A gente até bateu um papo rápido, tanto aqui no blog como no Instagram, sobre como podemos gerenciar melhor o nosso tempo nessa rotina multitarefa – sim, porque, como excelentes profissionais que somos, fazemos parecer que é tudo muito simples e fácil, mas na verdade, não é! 😉

 

O que eu quero mesmo é voltar no conceito “multipotencial”, comportamento que exercemos todos os dias, mas muitas vezes não o reconhecemos ou percebemos. Sim – todo profissional de secretariado é um multipotencial! Afinal, usamos diferentes potências ao longo do dia para desempenhar tarefas totalmente distintas umas das outras, não é mesmo?

 

E aí, eu te pergunto: qual potência você está usando quando você secretaria que te identifica e te ajuda a se expressar? Não é necessariamente o secretariar muitas vezes, mas sim o porquê você secretaria! 🙂

 

O mercado tem falado muito sobre os “profissionais T”, ou seja, aqueles profissionais que são especialistas e tem conhecimentos sólidos em uma disciplina específica, mas que também são generalistas e tem a capacidade de compreender e transitar por outras disciplinas, mesmo que superficialmente.

 

E aí, se identificou sim ou SIM? \o/ eu sempre achei fascinante esta oportunidade de exposição que nós, profissionais de secretariado, temos ao longo de nossa jornada profissional (e é por isso que eu falo tanto em “viver a jornada”). Eu já atuei em segmentos de mercado e em departamentos tão distintos, e em cada um deles eu aprendi conceitos e práticas específicos daquele setor, ao mesmo tempo que me aprofundava na minha especialidade – o suporte administrativo e executivo.

 

Temos escutado tanta gente bacana falando que estamos em uma nova era, pois bem, novos tempos exigem profissionais com nova cabeça e novas especialidades! 🙂

 

E aí, curtiu? Então que tal um desafio! Ao longo da semana observe suas atividades e identifique as diferentes potências que você precisa exercer para executar cada uma delas! Veja como a cada exposição a algo novo você consegue se aprofundar na sua área de expertise e lançar um novo olhar sobre a sua carreira e sua atuação profissional! 🙂 É revelador e revigorante! Precisamos estar presentes, conectados e com a mente aberta para aproveitar e desfrutar esta jornada!

 

Vamos começar desde já? Te convido para um papo comigo nos comentários! Conte para mim uma tarefa que exigiu de você pelo menos 3 habilidades totalmente distintas em sua última semana ou último mês de trabalho. Eu vou te contar as minhas também! 🙂 Bóra trocar figurinhas e nos divertir?!

 

Obrigada por nos acompanhar até aqui e por fazer parte desta comunidade de Secretariandos! 🙂 Se você curtiu este artigo, converse conosco nos comentários, compartilhe, curta e marque aquele seu colega ou amigo secretariando que também é um multipotencial e está precisando lançar um olhar energizante sobre a carreira dele! 🙂

 

Na próxima semana temos mais um artigo sobre a multipotencialidade do profissional de secretariado e vamos bater um papo para tentar reconhecer e trilhar este caminho de aventuras!

 

Grande abraço e te encontro nos comentários! 🙂  

 

Psiu 1: a Stefi Maerker também acredita que o novo perfil do profissional de secretariado é multipotencial. Já viu o vídeo do bate papo que eu tive com ela? Venha conferir! A entrevista foi feita com perguntas enviadas exclusivamente por vocês, Secretariandos! 🙂

 

Psiu 2: se você ainda não viu o papo que batemos aqui a respeito do novo perfil do profissional de Secretariado, dê uma espiadinha aqui neste artigo! 😉

 

Psiu 3: eu entrevistarei um profissional de secretariado multipotencial! 😀 Fique de olho porque em breve tem vídeo novo no nosso canal do Youtube, para te ajudar a entender um pouco mais sobre como é exercer na prática a multipotencialidade na sua carreira!

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:      

«
»