TOP
Desenvolvimento Pessoal Inspiração

“O mais importante primeiro”

Olá, Secretariando.

 

Hoje eu decidi escrever sobre um assunto que tem estado muito presente em minha vida pessoal nestes últimos meses, porque eu acredito que todos nós precisamos colocar as coisas em perspectiva de tempos em tempos, principalmente em época de fim de ano, quando toda a loucura e estresse costumam tomar conta da nossa rotina e mente.

 

Como eu já contei para você aqui, recentemente minha família e eu passamos pela perda de um ente querido. Na verdade, enquanto escrevo este artigo, estou na sala de espera do consultório de uma psicóloga, acompanhando uma pessoa querida da minha família, ouvindo lá de longe o som de sua voz e o seu choro, enquanto do lado de cá os meus olhos marejam.

 

Há algumas semanas atrás, justo no início deste período de luto, eu recebi um e-mail da newsletter de uma empreendedora que eu sigo e que considero como uma mentora. Literalmente uma “mensagem na garrafa que o oceano fez chegar até mim”, como ela mesmo disse. Ela escreveu esta newsletter enquanto estava na sala de espera de um hospital, no qual o seu pai passaria por um procedimento delicado.

 

Neste e-mail ela falava sobre a importância de priorizar as pessoas da nossa vida sobre os negócios. E naquele momento eu entendi que, não apenas quem é empreendedor, mas também quem é empregado, muitas vezes tem dificuldade de enxergar o que é realmente importante.

 

Eu sempre fui uma pessoa muito focada, disciplinada e determinada com meus objetivos pessoais e profissionais. Quando olho para trás fico orgulhosa e muito satisfeita com tudo o que essa determinação me fez conquistar; mas não posso negar que, com o amadurecimento dos últimos anos da minha vida, ao mesmo tempo, eu vejo que eu sempre estive com os olhos mirando em um objetivo adiante, sempre visando o próximo passo, e que algumas vezes eu não desfrutei da jornada, do momento e nem mesmo das pessoas que estavam comigo.

 

Às vezes a gente pensa que o mais importante de tudo é a nossa carreira, nossos projetos, nossos estudos. Na-na-ni-na-não!

 

 

A vida não se resume ao trabalho. Além de nós mesmos, o mais importante nessa vida são as pessoas que fazem parte dela – principalmente a nossa família.

 

E é exatamente por este motivo que eu tenho buscado estar mais presente com minha família, priorizar e aproveitar a oportunidade de estar com eles; principalmente agora que tenho mais tempo pois estou em um momento de transição de carreira. E este momento em que tenho mais disponibilidade e tempo para dedicar, veio a calhar justo nesta fase de nossas vidas. Agora é o momento em que eles mais precisam de mim, e eu deles.

 

Então eu gostaria de te deixar esta mensagem: esteja presente para sua família e amigos quando eles precisarem. Não há no mundo qualquer presente que possa ser comprado com as suas horas extras de trabalho que se compare ao seu apoio, sua solidariedade e sua companhia.

 

Para mim ficou claro que, quando uma situação dessas acontece, nós colocamos as coisas em perspectiva e entendemos o que realmente tem valor.

 

Lembre-se sempre: seu trabalho é um meio, uma via. Não é o fim em si mesmo, é apenas o caminho. O mais importante nessa vida são as relações que estabelecemos com as pessoas do nosso convívio.

 

E claro, enquanto escrevia este artigo, veio à minha mente que também podemos aplicar este aprendizado no nosso dia a dia, como profissionais de secretariado, no sentido de humanizar as relações no ambiente de trabalho e de melhorar inclusive a nossa qualidade de vida, desde dois pontos de vista:

 

  • Primeiro, desde a ótica do servir, do assessorar, já que a essência do nosso trabalho é dar suporte, assistir. Façamos isso de coração, como diz uma amiga minha: “com amor”.

 

  • ‎Segundo, desde a ótica dos relacionamentos. As vezes temos tanta ambição e queremos galgar prontamente os próximos degraus de nossa carreira profissional, que corremos o risco de ignorar as pessoas ao nosso redor, deixando de aprender com elas, de construir relacionamentos genuínos, de contribuir e, consequentemente, de receber de volta o que a vida nos traz de bom dessas relações de networking verdadeiro e de serviço genuíno.

 

“O melhor modo de encontrar a si mesmo é se perder servindo aos outros.”

[Mahatma Gandhi]

 

A você que trabalhou comigo e esteve ao meu lado, o meu muito obrigada. A você que acompanha o Secretariado com Simone, o meu muito obrigada. À minha família e amigos queridos… minha eterna gratidão e amor <3

 

Lembremos sempre: o mais importante deve vir primeiro!

 

Se você tem um colega a quem gostaria de agradecer por trilhar essa jornada ao seu lado, compartilhe com ele este artigo. Ou um amigo que precisa ser lembrado que ele pode (e deve!) priorizar a si próprio e a sua família sempre que preciso for, chame-o para conversar com a gente aqui nos comentários! 🙂

 

Grande abraço e ótima semana! Obrigada pela leitura!

 

Comentários

Tags:         

«
»