TOP
Desenvolvimento Pessoal Inspiração Motivação Produtividade Secretariado Executivo

“Ouse ser gentil – feliz você novo!”

Comecei 2018 com uma palavra de ordem: organização. A ideia era usar a organização para repensar minhas escolhas, planejar e decidir o que eu queria fazer, para me estruturar melhor e estabelecer objetivos atingíveis. Eu nunca fui uma pessoa de “resoluções de ano novo”, nunca precisei esperar a virada de um ano para começar um projeto ou definir novos objetivos, mas o fato é que desde o final de 2017 eu vinha acompanhando pessoas que poderiam me ensinar como me organizar melhor, porque eu queria que meu 2018 fosse mais leve.

 

O ano de 2017 foi muito duro para mim: passei pela perda de uma pessoa querida da família e por um burnout. Por outro lado, vivi momentos muito agradáveis: a experiência com o Secretariado com Simone, participei de dois eventos de secretariado em São Paulo, onde conheci gente querida, e o blog me trouxe amizades tanto no mundo online como no off-line.

 

Enfim, nesse foco de organização, eu terminei de ler o livro “A Arte de Fazer Acontecer” (do autor David Allen) no primeiro dia do ano, enquanto eu voltava para casa. É um livro que fala de uma metodologia de organização chamada GTD, que proporcionaria uma produtividade livre de estresse. A metodologia ensina a lidar melhor com as suas demandas e literalmente “fazer as coisas acontecerem”.

 

Então eu voltei para a minha realidade super empolgada para colocar o GTD em prática. Tentei sentar e instalar a metodologia na minha vida no primeiro dia útil do ano, mas não consegui. Eu havia ficado fora de casa por duas semanas, e havia muitas coisas pendentes, que eram urgentes e que estavam gritando o meu nome em cada canto da casa e em cada to do list – eu tinha que dar atenção para elas antes de qualquer coisa. Foi aí que eu tive que decidir “tirar da frente” o que era urgente, para então, com a minha mente tranquila e o meu espaço físico organizado, estruturar a minha organização.

 

Parece lindo e óbvio, não é mesmo? Mas essas tarefas ocuparam 3 dias da minha semana, e isso me deixou muito agoniada. Eu sentia como se eu não estivesse avançando com o meu objetivo de “me organizar”, e me peguei muitas vezes sendo extremamente dura comigo mesma, eu podia sentir claramente a “síndrome da impostora” povoando os meus pensamentos: “como as pessoas podem confiar em mim, se eu mesma não consigo me organizar?”, “como eu posso ser uma secretária se eu não consigo colocar minha vida em ordem?”, “como posso esperar que as pessoas se inspirem com o que eu coloco no mundo?”.

 

 

Aterrorizante? Para mim foi. Para meu alívio, eu comecei a escutar tudo o que eu estava falando para mim mesma. Quem me acompanha por aqui ou me conhece pessoalmente sabe que eu estou em uma jornada de autoconhecimento muito intensa desde o ano passado – e foi exatamente isso que me possibilitou “escutar” o que eu estava falando para mim. Como eu já contei aqui, muitas pessoas – amigas próximas ou colegas distantes – costumam me procurar para contar suas histórias, dividir angústias e saber meu ponto de vista sobre situações de suas vidas, e eu JA-MAIS falei ou falaria dessa forma com qualquer uma delas. Eu posso ser dura, mas nunca acusadora, sem compaixão e com frieza. Por mais irresponsável e indisciplinada que fosse a conduta dessa pessoa – ninguém jamais escutou de mim qualquer coisa parecida com o que tinha acabado de falar para mim mesma.

 

Foi aí que eu decidi parar, respirar, secar as lágrimas e começar 2018 com o maior e mais importante objetivo que eu poderia ter: e se eu começar 2018 decidindo deliberadamente ser mais gentil comigo mesma? Ter paciência com meus aprendizados e aproveitar a jornada, um passo de cada vez?

 

Sim, eu decidi começar 2018 com gentileza, acima de tudo. Com amor. E te convido a fazer o mesmo por você. A partir disso, tudo se tornará mais leve. Vamos juntas (os) ?! 🙂

 

Psiu 1: depois disso tudo fluiu bem e eu consegui me organizar, planejar e produzir com muito mais leveza e clareza! Eu compartilhei todo o processo no ~ Instagram do Secretariado com Simone ~ vem ver!

 

Psiu 2: a partir deste ano terei a honra de ser correspondente internacional para o Secretariado na TV! E já foi ao ar o ~ primeiro vídeo para o canal ~ que é um hangout com a Adriana Neves, no qual eu contei um pouco sobre minha carreira e sobre como surgiu o Secretariado com Simone. Chega mais e mande suas sugestões de temas e perguntas!

 

Psiu 3: durante o mês de janeiro eu postei diariamente artigos no ~ meu perfil do LinkedIn ~ com dicas sobre transição de carreira – muitas pessoas me escrevem pedindo orientações, dicas e conselhos a respeito deste tema, e eu acredito que esta é a melhor forma que eu poderia ajudar: compartilhando minhas experiências com este assunto. Se você também tem interesse neste tema ~ aqui estão os artigos.

 

Psiu 4: começando 2018 a todo vapor, hoje vai rolar ~ hangout ao vivo ~ meu com a Bianca Rosário, do Manual da Secretária, as 20:00h (horário de Brasilia). Venha participar e enriquecer esse bate papo com suas perguntas e comentários! 😉

Comentários

Tags:        

«
»