TOP
Desenvolvimento Profissional Planejamento de Carreira Recolocação Profissional Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #13: estude sobre a empresa!”

Olá, pessoal! Tudo bem por aí?

 

Estamos de volta com o nosso post diário de dicas curtinhas, baseados em minhas experiências e aprendizados sobre transição de carreira, nesses mais de 10 anos como assistente executiva.

 

Se você caiu de pára-quedas aqui, deixa eu te contar que este é o post #13 desta série e que nós já conversamos aqui sobre desenvolvimento pessoal, também vimos dicas valiosas de como preparar o nosso material para esta jornada e, desde ontem, começamos a falar sobre preparar-se para entrevistas.

 

Quem aqui já passou pela situação do entrevistador perguntar “o que você sabe sobre a nossa empresa?” e… GULP! GLUP!

Pois bem, isso é ruim, muito ruim! E por isso mesmo a dica #13 é: estude sobre a empresa!

 

Mas Simone, a gente já falou sobre isso em outros posts. Sim, eu sei! É que este ponto é tão importante que ele realmente permeia todo o nosso processo de preparo em uma fase de transição de carreira.

 

E se até então você não dava muita atenção a isso, deve estar percebendo que ele faz parte (ou pelo menos, deveria fazer!) de vários momentos desta jornada: precisamos pesquisar sobre a empresa para decidirmos candidatar-nos ou não a uma vaga, ao preparar uma carta de apresentação, ao personalizar o nosso CV para envio a uma vaga específica e ainda fazemos esta lição de casa no momento de buscarmos conexões no LinkedIn. E não poderíamos ignorar a importância disso também no momento de preparo que antecede uma entrevista de trabalho, certo?

 

E aqui estamos! Depois de tanto empenho – a entrevista finalmente chegou! E a gente não vai fazer feio, não senhor! Pesquise a história da empresa, a sua trajetória – ela já passou por fusões? Desde quando está no mercado? Qual a sua origem? Pesquise seu posicionamento no mercado – quais produtos seus são líderes no mercado onde ela atua? Se é uma empresa de serviços, quem são seus clientes e quais serviços presta? Quais são os valores desta empresa? Há informações no site deles sobre como contribuem para a comunidade que os cerca, plano de carreira, etc?

 

Veja bem, o importante aqui não é memorizar tudo isso, mas sim criar uma “grande foto” na sua mente com as informações principais desta empresa ao mesmo tempo em que você reflete e busca insights a respeito das informações coletadas neste estudo.

 

E, quando a entrevista começar e o entrevistador te fizer AQUELA pergunta, você vai sorrir e responder com confiança! Isso mostra para a empresa que você está realmente interessado na vaga e na empresa, ou seja, que você se importa! E com certeza será um ponto a seu favor!

 

Quer ficar ainda mais bonito na foto? Geralmente no final da conversa o entrevistador abre espaço para perguntas. Durante o seu estudo sobre a empresa, pense em perguntas interessantes que você poderia fazer sobre a empresa e que ao mesmo tempo tenham a ver com a vaga para a qual você está concorrendo. Você poderia perguntar algo como: “sei que os valores da empresa são A, B, C e D, e eu gostaria de saber, baseado nisso, o que você espera da pessoa que vai ocupar esta posição e qual vai ser atuação dela junto ao time de trabalho?”. Mas atenção, isto é só um exemplo e não uma receita de bolo, hein? As suas perguntas devem ser originais, elaboradas por você com base no que você realmente quer saber e nos seus estudos! 😉

 

Esta foi a dica de hoje! E se ela foi útil para você, apoie a gente: curta, comente, compartilhe e marque os seus amigos que poderiam se interessar por este assunto!

 

E por aqui o Secretariado com Simone está em festa! Hoje o nosso blog completa sua primeira semaninha de vida – YAY!!! – e contamos com o apoio de mais de 100 seguidores na nossa Fan Page e já atingimos mais de 700 visualizações no blog: MUITO OBRIGADA pelo suporte de vocês!

Eu adoro escrever, compartilhar e interagir com esta comunidade, que com certeza continuará crescendo – porque coisa boa, a gente espalha! 🙂

Um grande e comemorativo abraço, e até amanhã, em mais um post da série! 🙂

 

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #PreparandoParaEntrevista #TransiçãoDeCarreira

Comentários

Tags:    

«
»