TOP
Desenvolvimento Profissional Planejamento de Carreira Recolocação Profissional Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #16: otimize sua conversa!”

Olá, pessoal!

 

Estamos de volta com mais um artigo da série de 30 posts diários e curtinhos, onde eu  trago insights sobre transição de carreira, baseados em minhas experiências e aprendizados ao longo da minha carreira como assistente executiva.

 

Nós estamos no bloco de posts que traz insights sobre preparação para entrevistas. Já falamos sobre a importância de sermos autênticos, vimos como podemos usar o conhecimento que adquirimos sobre a empresa em nosso benefício, além da importância do preparo do discurso e como fazê-lo.

 

Ontem conversamos sobre como responder a pergunta “quais são os seus pontos de melhoria?”, e hoje vamos saber como podemos desenvolver, da melhor maneira possível, nossa resposta para aquela pergunta que é a irmã gêmea não idêntica dela, e que também está sempre presente nas entrevistas 🙂 Precisa dizer qual é? Tá bom, tá bom! Aqui vai: “quais são os seus pontos fortes?”

 

Portanto, a dica #16 é: otimize sua conversa!

 

Esta pergunta parece ser mais fácil, não é? Apesar de geralmente termos dificuldade para identificar e reconhecer em que somos realmente bons, durante uma entrevista – principalmente se há uma ansiedade pela vaga – nós podemos facilmente disparar pelo menos uns 5 adjetivos positivos em nosso favor. Tudo bem. Mas e se a gente otimizasse esta resposta de maneira a alavancar estes pontos durante toda a conversa, e não somente neste momento específico?

 

Ao invés de responder todas as qualidades que vierem à sua cabeça de uma única vez, uma maneira de realmente destacar suas qualidades nesta conversa é também por meio da contação de histórias! Sim, eu sei! Se você já vem nos acompanhando por aqui há algum tempo, é bem provável que já imaginava isso, não é mesmo? 🙂 E se você está recém chegando, não se asssuste, é isso mesmo! Temos visto que contar uma boa história (sempre verídica, claro!) é uma excelente maneira de ter uma conversa leve, que prenda a atenção do nosso ouvinte e que nos permita expor tudo o que gostaríamos.

 

Tenha em mente que ao longo de toda a entrevista você estará tendo a oportunidade de destacar seus pontos positivos. Ao comentar seu histórico profissional por exemplo, não apenas diga seus cargos e narre sua passagem pelas empresas com uma lista sem fim das atividades às quais você se dedicava. Dedique-se a contar exemplos de êxito e como você atingiu aqueles resultados. Dê preferência para situações onde você possa destacar habilidades que seriam importantes para esta nova vaga. Além disso, varie seu repertório: fale sobre projetos que desenvolveu sozinho, mas também sobre atividades em time. Sobre atividades de rotina e sobre projetos pontuais. Você também pode lançar mão de uma boa avaliação de desempenho que tenha recebido ou ainda de um reconhecimento que lhe tenha sido conferido, comentando qual foi o feedback de seu gestor na época.

 

Para que você não desperdice a oportunidade de destacar-se neste momento da entrevista, é de extrema importância que você seja sincero e, novamente, fuja da tentação de usar respostas muito abertas e lugares comuns, como por exemplo: sou responsável, sou dedicado, sou comprometido, e etc. Você realmente pode ser tudo isso, mas somente conseguirá convencer seu entrevistador disso se puder ilustrar sua resposta com fatos e resultados!

 

Bom, é isso! Chegamos ao final de mais uma dica, e eu espero que ela seja útil para você. Curtiu? Então não deixe de nos apoiar! Curta, comente, compartilhe e marque um amigo que possa aproveitar este conteúdo! Porque coisa boa, a gente espalha! 🙂

 

Muito obrigada por nos acompanhar! Um abraço e até amanhã, em mais um post!

 

Psiu 1: Se você ainda não viu a dica de ontem sobre como responder a pergunta “quais são seus pontos de melhoria?”, passe aqui! 🙂

Psiu 2: bem aqui tem um artigo que complementa estes dois, mostrando como construir o seu discurso para uma entrevista! Confere lá!

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #PreparandoParaEntrevista #TransiçãoDeCarreira

Comentários

Tags:     

«
»