TOP
Desenvolvimento Profissional Planejamento de Carreira Recolocação Profissional Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #17: conheça a sua história!”

Olá, pessoal! Tudo bem por aí? 🙂

 

Olha nós aqui outra vez! \o/ Estamos de volta com mais um artigo da nossa série diária com dicas sobre transição de carreira! Vamos direto ao assunto?

 

A dica #17 é: familiarize-se com a sua história e com o seu material!

 

Existem várias maneiras de preparar-se para uma entrevista e nós já falamos de algumas aqui. Assim como os assuntos que tratamos anteriormente, este é igualmente importante e merece que você lhe dedique de tempo.

 

Ao preparar-se para cada entrevista, releia e estude o seu CV e a sua trajetória profissional. Estar em contato com o assunto sobre o qual você falará te ajudará a controlar a ansiedade e sentir-se mais seguro. Além disso, você pode ter insights durante a entrevista, porque terá todo o seu histórico, períodos e cargos fresquinhos na memória.

 

Ainda mais importante do que isso, o fato de você rever seu CV vai te ajudar a contar para o entrevistador a sua trajetória profissional com foco específico para aquela vaga e empresa. Lembra que a gente disse que para cada candidatura deveríamos personalizar o nosso CV e a carta de apresentação? Pois bem, devemos fazer o mesmo com o nosso discurso para cada entrevista. Não espere pelo entrevistador! Ajude-o a ver como você se conecta com a empresa e com a vaga!

 

Uma historinha minha, bem recente por sinal: eu estava concorrendo a uma vaga de assistente executiva em uma indústria farmacêutica e, para potencializar minhas chances de destacar meu perfil aos olhos dos selecionadores, eu personalizei todo o meu material, focando em minha experiência prévia nesta indústria. Consegui a entrevista com o RH – Eba!

E agora? E agora é que quem aprova ou desaprova o candidato é o requisitante da vaga, certo? E eu queria muito esta vaga! Sabe o que eu fiz? Durante toda a minha entrevista com o executivo eu foquei em minha experiência na indústria, nas atividades que eu desempenhava, nos projetos que eu participei e desenvolvi, comentei sobre os executivos com quem trabalhei e também deixei claro o quanto eu admirava este setor. Resultado? Aprovada! 🙂

 

Mas calma aí! Não coloque palavras na minha boca (ou no meu texto – rs!). Eu não estou dizendo que foi SÓ por isso que eu fui selecionada, é claro que eu preencho uma série de requisitos técnicos e etc. O que eu estou tentando te mostrar é que eu usei a estratégia de personalizar meu discurso na entrevista para esta determinada vaga para tentar aumentar as minhas chances de contratação 😉   

 

Outra estratégia muito importante que depende de você se familiarizar com o seu histórico e com o seu material, é antecipar as perguntas que poderão ser feitas durante determinada entrevista. Mas atenção! Já dissemos aqui que levar respostas prontas, decorar falas e contar mentira não vale, hein! 😉 O está valendo é você, enquanto lê atentamente o seu material, tentar responder para si mesmo as perguntas que os entrevistadores costumam fazer. Como neste momento você não estará nervoso e nem sob pressão, com certeza encontrará melhores respostas e conseguirá elaborar melhor o seu discurso, de maneira a explorar ao máximo as melhores características do seu perfil profissional. Pense em respostas genuínas, sinceras e que tragam o seu melhor a tona! E muito boa sorte!

 

Terminamos por aqui a dica de hoje, e eu espero de verdade que ela seja muito útil para você! Valeu? Então apoie o Secretariado Com Simone – curta, comente, compartilhe e marque um amigo que possa aproveitar este conteúdo! Porque coisa boa, a gente espalha! 🙂

 

Agradeço imensamente por sua companhia por aqui!

Um abraço e até amanhã, em mais um post!

 

Psiu! Tá sabendo que este artigo é parte de uma série de 30 posts diários? Não?!?! Quer saber qual foi o post mais lido de todos até agora? Olha aqui! 🙂

 

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #PreparandoParaEntrevista #TransiçãoDeCarreira

Comentários

Tags:    

«
»