TOP
Desenvolvimento Profissional Planejamento de Carreira Recolocação Profissional Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #20: dê seguimento ao processo!”

Olá, pessoal! Tudo bem por aí?

 

Está chegando mais um artigo da série de 30 dicas curtinhas, que estão sendo postadas diariamente por aqui, compartilhando com vocês meus insights e aprendizados sobre transição de carreira.

 

Os posts de ontem e de hoje vão te dar sugestões de como fazer contato com o entrevistador mesmo após o término do processo seletivo, de forma que você possa se diferenciar dos outros candidatos. Vem comigo!

A dica #20 é: dê seguimento ao processo seletivo!

 

A entrevista está quase terminando e o entrevistador abre espaço para que você coloque suas dúvidas e perguntas. Use esta oportunidade sabiamente! Ela é um gancho para a fase pós-entrevista! Além das perguntas que você já terá elaborado sobre a empresa e a respeito da vaga em si (está se lembrando disso, certo?), aproveite para perguntar sobre as próximas etapas do processo de seleção e sobre os prazos para que os candidatos recebam um retorno mostre interesse pelo processo!

 

“Simone, eu enviei a nota de agradecimento logo após a entrevista, exatamente como você sugeriu no post anterior porém, já chegou o prazo que eles me deram e até agora eu não recebi nenhum retorno. O que eu faço?”. É simples, faça o seguimento do processo seletivo.

 

Este é um bom momento para dedicar alguns minutos e escrever uma breve nota ao entrevistador. Comece agradecendo brevemente pela oportunidade de participar deste processo de seleção e em seguida pergunte se há algo mais que você possa fazer pela sua candidatura, coloque-se à disposição dele caso precise de mais esclarecimentos, de uma recomendação profissional, etc.

 

Quer colocar uma cerejinha no topo deste bolo? Encerre o seu e-mail compartilhando com ele um link de um artigo que tenha relação com a conversa de vocês durante a entrevista. Isso pode chamar a atenção dele, estimulá-lo a te responder, além de demonstrar – uma vez mais – que você se interessou pela vaga e tem pensado nisso.

 

Mas acima de tudo, o mais importante é você não parecer agressivo ou desesperado. Seja muito cuidadoso com o seu tom e com a escolha das palavras para a composição desta mensagem, para que não pareça que é uma cobrança ou que você está impaciente. Lembre-se que os recrutadores têm muitas atividades em paralelo ao seu processo e que dependem da decisão do requisitante da vaga. Seja gentil e cordial, sempre.

 

Além disso, se possível, não faça este follow-up na segunda-feira, já que neste dia os selecionadores estão tentando organizar a sua semana e, exatamente por este motivo, as suas chances de receber uma resposta podem diminuir. Para que esta estratégia tenha o impacto que queremos, é necessário mostrar ao mesmo tempo proatividade e bom senso.

 

Terminamos por aqui a dica de hoje, espero que você tenha gostado e que seja útil! Se o conteúdo te pareceu bacana, lembre-se de curtir, compartilhar e contar para os amigos! 🙂

 

Muito obrigada por nos acompanhar e até amanhã em um novo post, quando começaremos a falar sobre #ManutençãoDeCarreira.

Para ficar ligado e não perder nadinha do que rola por aqui, siga-nos na FanPage do Secretariado Com Simone, por lá sempre compartilhamos os artigos, novidades e outras atualizações 😉

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #DepoisDaEntrevista #TransiçãoDeCarreira

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:     

«
»