TOP
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Mentoria Planejamento de Carreira Recolocação Profissional Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #25: valorize a experiência!”

Olá, Secretariandos! Tudo bem por aí?!

 

Sejam muito bem vindos a mais um insight diário sobre transição de carreira! E quem já está nos acompanhando desde o comecinho, sabe que este post é parte de um bloco no qual estamos focando no tema #ManutençãoDeSuaCarreira. Se você chegou agora por aqui, acompanhe com a gente e depois dê uma olhada nos artigos anteriores, porque tem bastante coisa legal e dicas práticas sobre o tema! Bóra lá ver a dica de hoje então?!

 

“Simone, tem um movimento de carreira surgindo por aí, mas estou super em dúvida, e agora?”. E a dica #25 é: invista no coleguismo, valorize a experiência!

Hun! Uma coisa parece não ter nada a ver com a outra certo? Então deixe eu te contar uma historinha rápida! Vem comigo!

 

Como eu já disse aqui para vocês, ao longo de minha jornada profissional eu passei por muitos momentos de transição de carreira, também já disse que foram em maior quantidade do que eu gostaria (risos), devido a vários motivos: estágio ou vaga temporária sem headcount para efetivação, mudanças de país, falta de perspectiva de crescimento, simplesmente não me encaixava na cultura da empresa, mudanças no mercado, entre outros.

 

E quando eu olho para trás e penso em tudo isso, além dos excelentes gestores com quem eu tive a sorte de trabalhar para, eu sempre lembro das minhas pares queridas. Não, nem todas eram queridas 🙂 mas deixa estas para um próximo post 😉 porque hoje eu quero falar mesmo daquelas excelentes profissionais, humanas, colegas competentes, que continuaram amigas mesmo depois que deixamos de trabalhar juntas. Se você já passou por isso, sabe do que eu estou falando! Quando eu penso nelas, eu me sinto muito, mas muito afortunada mesmo, e é inevitável lembrar de todo o apoio que elas sempre me deram, em vários momentos – e não foi diferente nos momentos de transição de carreira.

 

Muitas vezes eu tive dúvidas a respeito dos movimentos – de carreira e de vida – que se apresentaram diante de mim, e eu pude contar com elas para aconselhamento, orientação e até mesmo encorajamento. Sabe aquele friozinho na barriga que a gente sente quando vem algo novo por aí? Aquele medinho de não dar conta, de ser muita areia para o seu caminhãozinho? Aquela dorzinha de deixar para trás algo que é bom e confortável? Pois bem, seus pares, que trabalham lado a lado com você, que te conhecem muitas vezes melhor do que alguém da sua própria família, que te veem com cara de sono, de triste, de feliz, de nervoso, e até de fome (risos!), então – eles muitas vezes veem em nós aquilo que nós mesmos não vemos 🙂

 

Em inúmeras ocasiões, quando eu recebi uma nova proposta de trabalho ou estava em dúvida sobre aquele ser o momento certo ou não para uma mudança, eu pude conversar com elas; e aqui eu gostaria de te aconselhar a fazer o mesmo. Principalmente com os seus pares que são mais seniores que você!

 

Sim, aproxime-se dos seus colegas mais experientes, peça conselhos, cultive relacionamentos verdadeiros. Eles tem uma bagagem, uma visão de mercado, de carreira e da própria empresa que são inestimáveis, e sempre terão algo importante para te acrescentar, algo verdadeiro, de sua própria experiência – ou seja – genuíno, que com certeza vai te ajudar e dar algum insight sobre você mesmo, sua postura, sua carreira, te encorajar ou te desafiar. Mesmo quando já temos um determinado tempo de carreira, e já somos considerados “sênior” pelo mercado, sempre haverá um par que está mais adiante.

 

Não desperdice as oportunidades que a vida te traz! Deixe o ego, o medo e a insegurança para lá, dê a mão para seus pares e veja como vocês crescem juntos! Não subestime o poder desta parceria, que com certeza será um diferencial para te apoiar na manutenção de sua carreira!

 

Ficamos por aqui com o insight de hoje! Obrigada por nos acompanhar! Se você gostou, lembre-se de nos apoiar: curta, compartilhe e conte para os seus amigos!

Nos vemos amanhã, no próximo post da série!

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #ManutençãoDaSuaCarreira #TransiçãoDeCarreira

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:         

«
»