TOP
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Planejamento de Carreira Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #28: você é um negócio de uma pessoa!”

Olá, Secretariando! Tudo bem por aí?

 

Seja muito bem-vindo a mais um artigo diário sobre transição de carreira, nesta série eu tenho compartilhado meus aprendizados a respeito deste assunto. Já estamos chegando ao final dos 30 posts e confesso que, mais do que dividir meus insights e conhecimentos com vocês, eu tenho aprendido muito! É como dizem: “nós ensinamos aquilo que precisamos aprender”. E eu me considero uma eterna “aprendedora” 🙂

 

A dica #28 é: entenda que você é um negócio de uma pessoa!

 

Sim, caros colegas! Somos um negócio de uma pessoa, e o nosso produto é nosso capital humano. Tudo aquilo que aprendemos ao longo de nossas vidas, desde as nossas atividades na pré-escola, até o conhecimento mais recente que tenhamos adquirido no último curso que fizemos – tudo isso compõe o que somos e o que o oferecemos como profissionais para as empresas onde trabalhamos.

 

Além das coisas que aprendemos, também fazem parte do nosso capital humano as experiências que tivemos, as pessoas que conhecemos e com quem nos relacionamos e as atividades que realizamos, inclusive os nossos hobbies!

 

Por este motivo eu quero te incentivar a investir no seu negócio de uma pessoa, sempre que possível! Independente das necessidades da empresa onde você esteja prestando os seus serviços neste momento, tome as decisões para sua carreira com foco no que você quer para o seu negócio.

 

Afinal de contas, todo trabalho é temporário. Sim! Ainda que você esteja na mesma empresa, você terá um novo trabalho se começar a reportar-se para um novo chefe, se você mudar de área ou até se realmente decidir partir para uma outra companhia. O que você levará consigo para todas estas experiências, e será o seu diferencial onde quer que você esteja, é exatamente o que você investiu no seu negócio de uma pessoa!

 

“Como investir em meu negócio de uma pessoa?”, você me pergunta. E se eu te contasse que nem só de dimdim são feitos os investimentos? Mas esforço, ah, este sim, sempre estará presente em qualquer tipo de investimento! Está disposto? Então arregace as mangas e vem comigo!

 

Eu vou começar aqui uma lista de sugestões de comportamentos que te ajudarão na manutenção da sua carreira e no aperfeiçoamento o seu capital humano, e quero te incentivar a editá-la e acrescentar outros comportamentos que fizerem sentido para você.

 

Além disso, também quero te estimular a se comprometer e colocar em prática um destes comportamentos na próxima semana ou no próximo mês. Quando você vir que já está exercitando este comportamento naturalmente, escolha outro para exercitar, e veja a sua evolução a um passo por vez – de forma consistente! Assuma a responsabilidade pela manutenção de sua carreira e pelo seu negócio de uma pessoa! Bóra lá pra nossa listinha inicial?

 

  1. Faça as coisas antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias
  2. Colabore com os parceiros ou assuma o lugar dos mesmos para concluir um trabalho
  3. Encontre melhores formas de fazer as coisas, mais rápidas ou com custo mais baixo
  4. Aja de forma a fazer coisas que atendam ou superem padrões de excelência
  5. Desenvolva ou utilize procedimentos para assegurar que o trabalho seja concluído a tempo e que atenda padrões de qualidade previamente determinados
  6. Busque situações que implicam em desafios ou riscos moderados
  7. Defina objetivos e metas desafiadoras e com significado pessoal
  8. Crie objetivos e metas de longo prazo, claros e específicos
  9. Estabeleça objetivos e metas de curto prazo de fácil mensuração
  10. Consulte especialistas, assessorando-se tecnicamente
  11. Crie um plano de execução, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos
  12. Aja para desenvolver e manter um bom relacionamento profissional
  13. Expresse confiança na sua própria capacidade de completar e enfrentar um desafio

(Fonte: adaptado de “Decola!Lab” e “Sebrae”)

 

Se você identificou que já tem assimilado alguns destes comportamentos em sua rotina profissional, pode comemorar! Você já está evoluindo de forma intuitiva em sua trajetória e acrescentando mais bagagem ao seu capital humano! YAY!

Quais comportamentos você acrescentaria à esta lista? Quais você já está desenvolvendo e quais acredita ser mais difícil colocar em prática no seu dia-a-dia devido ao perfil de sua função? Conte para nós aqui nos comentários!

 

E se você achou esta dica útil, nos apoie! Curta, compartilhe e conte para os seus amigos! Porque conhecimento bom é conhecimento multiplicado!

 

Obrigada por nos acompanhar até aqui, e nos vemos amanhã, em mais um post da série!

 

Psiu: gostaria de ver exemplos destes comportamentos na prática? Aqui eu te conto a história da Helena, um case de sucesso no quesito manutenção de carreira, com vários exemplos de como ela aplica alguns destes comportamentos no seu dia-a-dia! Vem ver!

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #ManutençãoDaSuaCarreira #TransiçãoDeCarreira

Comentários

Tags:       

«
»