TOP
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Recolocação Profissional Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #3: afaste-se de tudo o que é tóxico!”

Olá, pessoal!

 

Conforme combinado, estou de volta com a série de dicas, diárias e curtinhas, sobre meus aprendizados a respeito de transição de carreira. E a dica #3 é: afaste-se de tudo o que te é tóxico!

 

Sim. Quer sejam pessoas, hábitos ou situações, precisamos aprender a identificar e nos afastar de tudo aquilo que nos faz mal.

 

Ah, as pessoas tóxicas! Elas nos colocam para baixo, sugam o nosso ânimo, nos contaminam com seus comentários amargos e atitudes negativas. Este ponto parece ser o mais fácil de identificarmos em nossa vida. Mas e se eu te disser que muitas vezes nós mesmos produzimos o nosso próprio veneno, independente da ação de uma segunda pessoa, e deliberadamente nos alimentamos dele, vez após vez, drenando toda a nossa disposição?

 

Precisamos entender qual é o nosso combustível e qual é o nosso veneno, e nos responsabilizar por gerar nossa própria energia!

 

Identifique e elimine os hábitos que sugam a sua energia: ficar na frente da TV sem propósito, aquele dedinho no feed de notícias sem fim, que quando você fecha o aplicativo já não consegue lembrar sequer qual foi a última coisa visualizada ali. Sim, eu sei o que é isso! :}

 

Em vez disso, invista o seu tempo em criar a sua rotina energizante! Crie hábitos saudáveis. Alimente-se bem, de comida de verdade! Busque uma prática espiritual que te conecte com a sua fé, com os outros e consigo mesmo. Organize-se. Pratique uma atividade física – e não precisa ser uma academia cara, uma caminhada faz muito bem e revigora nossas forças! Estude, leia, dedique tempo ao seu bichinho de estimação, compartilhe momentos com sua família e amigos, use as redes sociais de maneira controlada, produtiva e em seu favor! Não perca o seu tempo passando horas trocando de uma rede social para outra, observando a grama do vizinho, que parece sempre tão mais verdinha.

 

Esses dias uma pessoa reativou contato comigo e me mandou um áudio no qual me dizia: “não vou nem te perguntar como está a vida, porque pelo que estou vendo nas suas redes sociais, está boa demais”. A minha resposta: “ah, se minha vida fosse só o que eu mostro nas redes!”. Parece óbvio, mas para muitos não é. Aquela colega bem sucedida, que ocupa o tão almejado cargo de Assistente de Presidência em uma multinacional, posta uma foto sorridente, usando um lindo vestido no coquetel da empresa, enquanto segura uma taça de champagne, na companhia de colegas igualmente lindas e felizes, certamente não compartilha uma selfie da sua cara de frustrada quando tem que lidar com os caprichos de um chefe que pratica a gestão do medo na companhia. Então, ao invés de usar o seu tempo para consumir e interpretar informações vazias, ocupe-se de cuidar da sua mente, criando para você um ciclo virtuoso de geração de energia.

 

E hoje eu gostaria de te desafiar a compartilhar nos comentários um comportamento que você incluiu na sua rotina vigorosa e que te ajuda a gerar sua própria energia! Vamos incentivar nossos colegas, criando uma onda de motivação para aqueles que possam estar tão consumidos pelo desgaste emocional e físico que a busca por recolocação no mercado de trabalho pode gerar. Qual é o seu hábito de geração de energia?

 

E eu encerro com uma citação de Og Mandino:

“A única diferença entre aqueles que falharam e aqueles que foram bem-sucedidos em suas vidas, está na diferença entre seus hábitos. Bons hábitos são a chave para todo e qualquer sucesso. E hábitos ruins são a porta aberta ao fracasso. Então, a primeira regra que eu obedecerei e que precede todas as outras é: eu criarei bons hábitos e me tornarei seu refém.”

 

Criar novos hábitos exige disciplina e consistência. Tenhamos paciência neste processo e sejamos perseverantes! Desejo muito disso em nossa jornada!

 

Até amanhã, em mais um post! E muito obrigada pela leitura e por todo o apoio que vocês tem me dado! 🙂

 

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #CuidandoDeVoce #TransiçãoDeCarreira

*texto originalmente postado em meus artigos, no Linkedin.

Comentários

Tags:     

«
»