TOP
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Eventos Planejamento de Carreira Recolocação Profissional Secretariado Executivo Transição de Carreira

“Transição de Carreira – Dica #30: o SEGREDO para ser um ASSISTENTE DE SUCESSO!”

Olá, Secretariandos! Tudo bem com vocês?

 

Sejam muito bem-vindos ao último post da nossa série de artigos diários sobre transição de carreira!

 

Pois é! Nós estivemos aqui juntos por 30 dias seguidos (UAU! Passou voando, não é mesmo?!), conversando sobre dicas de manutenção de carreira e recolocação no mercado de trabalho, abordando estes temas tanto do ponto de vista do desenvolvimento pessoal como profissional, sem deixar de passar por dicas práticas de como turbinar o seu CV, melhorar o seu LinkedIn e criar uma bela carta de apresentação. Além, claro, dos insights sobre como aperfeiçoar nossa estratégia de comunicação com profissionais de recrutamento e seleção. Junto com tudo isso teve também dicas de headhunters e cases reais de pessoas que para mim são exemplo na forma como conduzem suas carreiras!

Mas não é para ficar triste! O Secretariado Com Simone chegou para ficar e está só começando! 🙂 Os posts não serão mais diários (minhas olheiras agradecem – risos!), mas continuarão sendo recorrentes e estamos trabalhando para trazer conteúdo de qualidade para vocês por meio de outras mídias também! 🙂 Então pode puxar a cadeira e ficar a vontade por aqui mesmo, porque tem novidade chegando aí! =)

 

Nós temos interagido bastante nas redes sociais e eu tenho recebido várias sugestões de pautas. Quero deixar claro aqui que estão todas devidamente anotadas e que estamos trabalhando nisso! Se você ainda não enviou sua sugestão ou o seu comentário, sinta-se a vontade para fazê-lo! É muito gratificante interagir com a comunidade que se formou ao longo desta jornada que trilhamos juntos e o nosso objetivo é continuar produzindo conteúdo relevante para compartilhar por aqui!

 

O que você quer ler, assistir ou escutar por aqui? Conta pra mim!

 

Confesso que estes 30 dias foram muito intensos e um verdadeiro desafio para mim. Ao mesmo tempo em que amo me comunicar, compartilhar conhecimento e que a escrita me venha com facilidade, comprometer-me em fazê-lo “faça chuva ou faça sol”, por 30 dias seguidos, exigiu muita disciplina, planejamento, jogo de cintura, organização, foco e, muitas vezes, até algum sacrifício. Foi um aprendizado enorme para mim. Eu tenho certeza que termino esta experiência uma pessoa melhor do que quando comecei e espero que você que nos acompanha possa dizer o mesmo! 🙂

 

Hoje é o último post, mas não é por isso que vai deixar de ter dica, hein?! 🙂 A tia aqui é chata e vai “passar matéria” até o último dia de aula sim! – risos!

 

A dica #30 é na verdade uma provocação, mais para fazer você pensar do que para dar pitaco na sua vida (risos!). Aí vai: qual é o SEGREDO para ser uma ou um ASSISTENTE DE SUCESSO?

 

Bom, eu diria que para ser uma secretária ou um secretário de sucesso o segredo está em definir O QUE É sucesso para você!

 

Sucesso para você pode ser assessorar pessoas poderosas, estar próximo do poder e da tomada de decisão. Pode ser receber um excelente salário, talvez bem acima do mercado. Pode ser ter uma posição que te permita influência e autonomia em suas atividades. Sucesso para você pode ser também trabalhar em uma empresa cujos valores vão de encontro aos seus, ou com um executivo em quem você possa encontrar confiança e inspiração. Sucesso pode ser ainda atuar na área acadêmica e poder compartilhar seu conhecimento e aprender sempre. Pode ser empreender no secretariado e ser um profissional independente. Sucesso para você pode ser trabalhar em um ambiente saudável, com flexibilidade de horário, mais informal e que te permita usar mais sua criatividade. Pode ser ainda ter oportunidades de desenvolver projetos interdisciplinares, ser mentor de um profissional em início de carreira, coordenar um pool de secretárias, administrar um escritório todo. Sucesso pode ser estar em um ambiente desafiador que te faça aprender e superar-se sempre. Sucesso pode ser tudo isso ou nada disso! E eu aprendi que o conceito de sucesso muda com o tempo, para todos nós!

 

Então, o que eu gostaria de fazer aqui é te encorajar a dar-se a oportunidade de definir o SEU próprio conceito sucesso, sem dar ouvidos ao que o outro entende por sucesso. Defina o que seria sucesso PARA VOCÊ e direcione seus esforços neste sentido, busque as ferramentas das quais você precisa e siga em frente!

 

Talvez para isso você precise aprender um outro idioma, fazer um curso, morar fora, mudar sua rotina, ou simplesmente se organizar melhor ou rever seus hábitos. O que quer que seja, a hora para começar é agora!

 

  • Estipule metas – mensuráveis e realistas – e vá perseguindo uma a uma, um passo de cada vez, de forma consistente.

 

  • Para que você alcance o seu objetivo é necessário que o seu PORQUÊ tenha um sentido pessoal forte. Por quê você quer atingir este sucesso e desta maneira? Se o seu PORQUÊ for realmente de encontro a sua essência, nada vai te impedir!

 

E assim vamos: “um passo de cada vez e escalamos uma montanha”. Ou ainda: “como comer um elefante? Uma mordidinha por cada vez!”

 

Muito obrigada por nos acompanhar e fique ligado, em breve teremos novidades!

 

Hm… eu ia terminar o texto por aqui, mas pensando bem… que tal uma DICA BÔNUS?! YAY! – mas é só porque este é o último post da série, hein?! \o/

A DICA BÔNUS é: organize-se para aproveitar as oportunidades de reciclagem!

 

Eu gostaria de brevemente chamar a atenção de vocês para 2 eventos, voltados para profissionais de secretariado, que vão rolar em São Paulo, em outubro – COINS e CONASEC:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São dois eventos com formatos, programações e propostas bastante distintos um do outro, mas igualmente incríveis, inovadoresricos em conteúdo! Uma excelente oportunidade de network, de sair um pouco da caixinha da rotina diária, reciclar seu conhecimento e renovar sua visão a respeito da carreira de secretariado executivo, dos rumos que esta profissão está tomando e das possibilidades que estão se abrindo com a mudança de era que estamos vivendo. E eu arriscaria dizer que as pautas discutidas nestes eventos tem grande potencial para iluminar a sua jornada rumo a sua busca por ser uma ou um assistente de sucesso! 😀

 

Vale a pena conferir a programação no site de cada um deles e escolher aquele que melhor se encaixe em seu perfil e em seu plano de desenvolvimento profissional!

 

Se você atualmente está trabalhando, converse com o seu gestor e verifique a possibilidade de que a sua empresa patrocine esta oportunidade de reciclagem para você! Às vezes tudo o que precisamos é mostrar interesse para que a companhia decida apoiar uma iniciativa como esta!

 

Aproveito para contar que eu estarei assistindo aos dois eventos e que adoraria encontrar vocês por lá para trocarmos figurinhas! 🙂

 

Psiu 1: vai a algum dos eventos de Sao Paulo? Me mande uma mensagem! Eu adoraria conhecer você pessoalmente, tomar um cafezinho, almoçar, gravar um Boomerangue, tirar uma selfie 🙂 (risos!)

 

Psiu 2: sabe de outros eventos que estão rolando por aí com foco na nossa área? Compartilhe aqui nos comentários! Eu sei que tem eventos acontecendo em outras cidades! Bóra divulgar e apoiar!

 

Psiu 3: eu gostaria de deixar registrado aqui um agradecimento muito especial à equipe do COINS e à equipe da CONASEC, pelo apoio ao Secretariado Com Simone! Sério, gente! O blog só existia no mundo das idéias, quando uma tal de Simone fez contato com eles, querendo apresentar uma proposta maluca de parceria, eles aceitaram marcar uma reunião comigo, entenderam a proposta do blog e acreditaram na gente desde a gestação! 🙂 Sou muito grata a eles pela confiança em nosso trabalho, especialmente ao Eduardo Souza do SINSESP, que sempre está nos acompanhando de pertinho e incentivando o nosso trabalho! Por isso fiz questão de recomendar os dois eventos aqui, porque eles não apenas estão genuinamente interessados no desenvolvimento, crescimento e na inovação da profissão como também deliberadamente apoiam iniciativas da área! Deixo aqui registrado o meu MUITO OBRIGADA! <3

 

Agora sim terminamos! 🙂 Nos vemos por aqui em breve, com novidades no ar!

Muito obrigada por nos acompanhar!

#SecretariadoComSimone #30ideias30dias #DecolaLab2017 #ManutençãoDaSuaCarreira #TransiçãoDeCarreira

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:      

«
»