TOP
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional Planejamento de Carreira Secretariado Executivo

“3 lições que eu aprendi que podem te apoiar na sua carreira!”

Oie! Tudo bem por aí, Secretariando?!

 

Eu VOLTEI – ebaaa! (risos!) \o/ Se você acompanha o Instagram e a Fanpage do Secretariado com Simone, viu o vídeo de “oi / desculpas / satisfação / logo mais estamos de volta” nesta semana 🙂 Se ainda não participa com a gente nessas redes, aproveite e siga-nos por lá também! 😉

 

Como você sabe, eu tenho um emprego formal como secretária executiva, e ele exigiu muito de mim em agosto e não será diferente em setembro. O Secretariado com Simone é um projeto novo e, como em tudo que está no começo, precisa de ajustes e testes. Até ele ficar redondinho e aí… as coisas começarem a mudar novamente, ele precisar de novos testes e ajustes! 😀 Ou seja, uma constante evolução e transformação, para poder acompanhar o ritmo da vida real – afinal, “a única certeza que temos nesta vida é a mudança!” 🙂

 

Sou (ou era! – rs!) super perfeccionista, mas entendi que o perfeccionismo não ajuda, só atrapalha. Que não passa de uma insegurança minha e que o “feito é melhor do que perfeito” (desde que o “feito” seja BEM FEITO e simplesmente porque “perfeito” NÃO EXISTE e a busca pelo perfeito paralisa a gente).

 

Bom, tudo isso que eu escrevi acima, além de um pedido de desculpas pela ausência desta semana (talvez seja mais um pedido de desculpas para mim mesma) é também para dizer que todas essas reflexões me trouxeram alguns aprendizados, que também podem ser aplicados à carreira de secretariado executivo.

 

Eu tive que tomar algumas decisões a respeito da gestão do Secretariado com Simone, para tornar mais factível levar o projeto em paralelo com o meu trabalho formal (e com todo o resto da minha vida pessoal!), e eu gostaria de te comunicar sobre estas mudanças, porque eu respeito muito o tempo que você dedica para acompanhar ao SCS e sou muito grata a todos que estão se juntando a esta comunidade de Secretariandos que vem crescendo a cada dia! Então vamos lá:

 

A partir de agora o Secretariado com Simone terá conteúdos semanais. Ou seja, como temos o blog, o canal do Youtube (se ainda não viu os vídeos, passe por lá!) e o Instagram, vou me organizar para criar um conteúdo semanal que será divulgado em algum destes canais – e também compartilhado na Fanpage e no LinkedIn, claro 😉

 

Quem nos acompanha desde o começo sabe que eu compartilhava conteúdos semanais em todos estes canais. Este era meu plano original, mas precisei recalcular a rota 😉 E aqui eu compartilho as 3 lições que eu aprendi nessa jornada porque acredito que podem te apoiar na carreira de secretariado também!

 

1. Quero manter a qualidade do que eu faço

 

 

Eu sei, eu sei! Parece clichê e “todo mundo já sabe disso”, né Simone? “Qualidade é melhor do que quantidade”. Pois bem, eu também já sabia disso. Mas “saber” é diferente de “colocar em prática”!

 

Até então eu estava testando um planejamento que eu tinha criado, e eu entreguei tudo com a melhor qualidade que eu poderia ter entregado. Porém, com o entendimento de eu não tenho condições de seguir o ritmo inicialmente proposto mantendo a qualidade, eu decidi sacrificar a quantidade 😉

 

E este mesmo paralelo nós podemos traçar com a nossa carreira no secretariado executivo: você está assumindo mais tarefas do que pode dar conta? Está mantendo o nível de qualidade e excelência que te é exigido ou está sacrificando a qualidade pela quantidade?

 

Com o enxugamento das estruturas nas organizações hoje em dia, principalmente na atual realidade econômica do Brasil, é comum vermos o “assistente polvo”, crescendo para os lados e abraçando cada vez mais tarefas. A tecnologia de hoje realmente nos permite “fazer mais com menos”, mas você está aceitando tarefas que estão te sobrecarregando e comprometendo a qualidade do seu trabalho? Se sim, levante a bandeira, sinalize, comunique-se! Como eu ouvi uma vez de um chefe meu: “não se afogue no meio da piscina sozinho”. Peça a ajuda de seu gestor, dos seus pares ou do RH, para que vocês possam “cruzar a piscina” juntos e cheguem do outro lado com o relacionamento profissional fortalecido e com muitos aprendizados adquiridos e compartilhados no percurso.  

 

2. Quero continuar amando o que eu faço

 

 

 

Eu já passei por isso em uma de minhas experiências profissionais: me sobrecarreguei tanto com tantas demandas, com a minha auto exigência em fazer tudo de forma perfeita e absorver tudo sozinha, que, apesar de amar a minha profissão, acabei desgostando do meu trabalho, do meu chefe, das minhas atividades, da minha rotina, da empresa, enfim, de tudo – e por pouco não desgostei também da minha carreira! Eu não suportava mais aquilo, e eu não quero que aconteça isso com o Secretariado com Simone. Eu amo trabalhar nele e não quero me sentir sobrecarregada ao ponto que o SCS deixe de ser uma atividade prazerosa e passe a ser um peso.

 

E você? Já passou por este esgotamento físico e mental por conta do trabalho, a ponto de deixar de gostar dele? Sente que está próximo disso? Então eu te convido a re-pensar o que você pode fazer (foque no que você PODE fazer, não no que você não pode!) para mudar esta situação antes que seja tarde demais! Eu sei que é difícil, se fosse fácil não estaria aqui como uma “lição aprendida” minha 😉 Mas vamos juntos que a gente consegue! Quem me acompanha de perto e me conhece pessoalmente sabe o quanto eu tenho lutado com os dois pontos mencionados acima na minha vida profissional, no último ano mais do que nunca! É uma jornada, vamos aprender no caminho, com paciência, perseverança, um passo de cada vez e a gente chega lá! Lembre-se de respirar que fica mais leve! Se ficarmos esperando “as condições ideais” para fazer algo ou para recalcular a rota, não faremos nada nunca! Estejamos em movimento, mesmo que devagar!

 

 

3. Quero continuar aprendendo e me desenvolvendo

 

 

Quando eu comecei o Secretariado com Simone eu comecei também um curso sobre “Empreendedorismo Criativo”, e o meu objetivo era aplicar os meus aprendizados para melhorar cada vez mais o SCS. Porém eu tenho deixado meus estudos em quarto, quinto, sexto, décimo plano (risos) e este é outro sinal de que eu pre-ci-so recalcular a rota! 🙂

 

E você? Tem deixado as suas atividades profissionais tomarem 100% do seu tempo produtivo, a ponto de não encontrar espaço para investir no seu conhecimento? O que podemos fazer para melhorar esta situação? Como podemos nos posicionar, quais escolhas e renúncias precisamos assumir em prol das prioridades da nossa vida em cada momento?

 

Com alegria e com alívio eu finalizo este artigo 🙂 E posso dizer que me sinto confortável com essa decisão porque cada um dos critérios que eu usei para tomá-la falam da minha verdade, condizem com os valores que eu carrego e também são parte de um aprendizado pessoal, não apenas para a gestão do Secretariado com Simone, mas também para  a minha carreira de assistente executiva. E eu fico muito feliz por ter este espaço para compartilhar isso com você. Quem sabe alguém aí esteja precisando de um pouco de coragem e critérios para recalcular a rota também, não é mesmo? Se você já passou por isso, conta pra gente aqui nos comentários! Vamos trocar experiências e aprender juntos! Quais critérios te fazem ou já te fizeram recalcular a sua rota?

 

E fica aqui uma promessa: eu vou compartilhar com você os bastidores do meus estudos! Muito do que eu aprender por lá vai estar no Insta do SCS, então acompanhe a gente por lá! 😉

 

Ah, eu recebi muitas mensagens e e-mails, estou respondendo aos poucos (por motivos óbvios – rs!), mas eu prometo que respondo! 😀

 

Um grande abraço e fiquem ligadinhos, porque o Secretariado com Simone continua, com consistência e qualidade!

 

Tenham uma excelente semana!

#SecretariadoComSimone #SecretariadoCriativo #SecretariadoExecutivo #SecretariadoComProposito #AprendendoComSecretariado

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:       

«
»