TOP
Desenvolvimento Pessoal Produtividade

“8 dicas para lidar com situações que preocupam e distraem”

Distração, ansiedade, preocupação. Tudo isso ocupou meus dias, povoou meus pensamentos e minou a minha produtividade no último mês – e talvez você se identifique neste filme também.

 

Quanta vida investida nisso! Quanto tempo que passou, e não volta mais, gasto com coisas sobre as quais não temos controle – quanta energia desperdiçada.

 

Eu tenho tanto conteúdo programado para postar aqui mas, se você acompanha o Secretariado com Simone no Instagram, viu em um dos posts que fiz meu desabafo de que ultimamente, para mim, parecia que nada mais era relevante, diante de tudo o que estávamos vivendo.

 

As eleições acabaram, mas eu não conseguiria “virar a página” e seguir com o conteúdo sobre secretariado sem antes escrever sobre esta experiência; mesmo porque produtividade é um dos temas centrais do Secretariado com Simone, e esta atmosfera pesada impactou a vários de nós diretamente, prejudicando a fluidez do nosso trabalho e o nosso foco.

 

Além disso, as eleições terminaram, mas certamente, como cidadãos, nosso trabalho em prol do nosso país é constante. O brasileiro parece ter “despertado” para a política, e esta, finalmente (sou otimista aqui) passará a ser parte de nossa rotina, reflexões, ações e conversas daqui pra frente. Assim, de uma forma ou de outra, temos que aprender a lidar com situações que nos preocupam e nos distraem. Mesmo que o pano de fundo não seja tão importante ou nobre como a política, sempre há algo para chamar a nossa atenção.

 

Eu mesma tive enorme dificuldade para lidar com isso tudo o que gerou a imensa necessidade de trazer este tema para cá, já que eu prezo pela sinceridade e transparência em tudo o que coloco por aqui. Como costumo dizer, é o secretariado da vida real. Por conta disso, até cheguei a estrear o canal do Secretariado com Simone no IGTV, com 2 vídeos informais, espontâneos e curtos, com o intuito de compartilhar minhas dificuldades e como eu estava lidando com as situações que tiravam o meu foco e me distraíam, e eu gostaria de falar sobre isso aqui no blog também.

 

Eu tenho testado algumas estratégias para lidar melhor com situações que me preocupam e tiram o meu foco do trabalho, e vou dividi-las com você aqui, porque eu acredito que possam ser úteis, porque recebi muitos feedbacks positivos sobre o conteúdo dos vídeos no Instagram e porque eu mesma falhei miseravelmente várias vezes nisso! 😛 Então, vamos lá!

 

1. Concentre-se no seu círculo de influência, não em seu círculo de preocupação.

 

Stephen Covey em seu livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” traz a teoria do círculo de influência e do círculo de preocupação. Há muitas coisas a respeito das quais nós nos preocupamos, mas sobre as quais nós não temos controle algum – à estas coisas não devemos dedicar nosso tempo e energia, seria um desperdício.

Há porém aquelas situações sobre as quais nós temos SIM poder de atuação, e nestas devemos direcionar o nosso foco, esforço e energia.

O autor ainda diz que, ao nos envolvermos e nos engajarmos com aquilo que está em nosso círculo de influência, este círculo se expande e passamos a ampliar o nosso alcance, inclusive sobre aquelas coisas que estão em nosso círculo de preocupações.

 

Ou seja: foque nas coisas sobre as quais você pode agir de forma efetiva. Concentre-se nelas e consequentemente você ampliará o seu poder de atuação sobre as coisas que te preocupam. Não desperdice sua energia naquelas coisas sobre as quais você não tem capacidade de atuar.

 

Nestas ultimas semanas você tem focado sua energia em situações que estão dentro ou fora do seu círculo de influência?

 

2. Dê a cada coisa a importância que merece: nem mais, nem menos!

 

Antes de se engajar em uma discussão, reflita: vale mesmo a pena? Eu preciso mesmo reagir à esta preocupação? A opinião desta pessoa realmente importa? Minha opinião realmente vai fazer a diferença? Estou tentando convencer alguém de algo? De quê? Por quê? Esta conversa alimenta o ódio ou fomenta a discussão saudável? As pessoas que são parte disso estão se respeitando? Quero fazer parte disso? Ao sair desta discussão terei aprendido algo? Como me sinto depois de ter lido e escrito isso?

 

3. Não tente estar atualizado sobre tudo o tempo todo!

 

Impossível falar sobre distração e foco nos dias de hoje sem mencionar nossos amados e inseparáveis companheiros: nossos celulares e as redes sociais.

 

Para aplicar o seu foco naquilo que realmente importa, deixe de lado seu celular e as redes sociais – desconecte-se.

 

Para aliviar a ansiedade de verificar a cada minuto as redes sociais, estabeleça um acordo consigo mesmo: separe um momento do seu dia para engajar-se com elas – neste momento você acessará o seu celular com propósito, presença, tempo determinado e LIMITADO.

 

Dessa forma você sabe que terá um momento específico para isso e ficará mais fácil não ceder à tentação de olhar o seu celular a cada minuto ou sempre que ficar entediado ou ansioso.

 

4. Comece o seu dia com o que é mais importante para você!

 

Antes de pegar o celular, ainda sonolento, e começar a ler as notificações, espreguice-se. Ao invés de perder minutos ainda deitado na cama olhando as mensagens, use estes minutinhos preciosos para alimentar-se bem. Ao deslocar-se para o seu trabalho, faça-o com atenção plena, observando o céu, a paisagem, os arredores, os sons, a temperatura, a sua respiração. Mentalize o que você deseja para o seu dia.

 

Inicie o seu dia com presença e não no piloto automático.

 

Comece o seu dia com o que vai fazer a diferença nele para que ele seja exatamente como você deseja! Comece o seu dia com aquilo que de fato trará impacto positivo para ele!

 

5. Desative as notificações do seu celular.

 

Esta recomendação é lugar comum no discurso de todos os especialistas da área de produtividade, e não à toa.

 

Engaje-se com o seu celular quando VOCÊ quiser, no período em que você estipular e não quando ele te chamar. Direcione a sua atenção para o que é de fato relevante e importante.

 

Ao invés de ser manipulado e acionado a cada minuto pelo seu celular, acione-o quando você desejar – com presença, prestando atenção quando estiver interagindo com ele, observando os pensamentos que esta interação gera, sem se perder nos feeds das redes sociais e trocando de uma para outra sem nem perceber e sem nem saber o porquê você está fazendo isso. Sempre buscando mais e mais notificações – porquê? Para quê? O que você está tentando preencher? Esta é mesmo a melhor forma de preencher seu tempo e investir a sua energia?

 

6. Deixe de seguir pessoas e páginas que são tóxicas.

 

Faça uma limpeza nas suas redes sociais e deixe apenas o que te faz bem. Você tem o controle sobre isso!

 

7. Perceba quanto tempo você gasta no celular e nas redes sociais.

 

Seja honesto consigo mesmo e pergunte-se: o que você poderia ter feito neste tempo se não estivesse preso ao celular?

 

Lido algumas páginas de um livro? Conversado com alguém que é importante na sua vida? Feito alguma atividade física? Dormido uma horinha mais cedo? Se alimentado melhor? Cuidado da sua saúde?

 

8. Quando você cair no buraco negro novamente – pare tudo!

 

Sim, isso aconteceu comigo, e pode acontecer com você. Mesmo sabendo tudo o que podemos fazer para lidar com as situações que nos preocupam e nos distraem, elas estão aí e nós estamos mais vulneráveis em alguns momentos do que em outros.

 

Charles Duhigg em seu livro “O Poder do Hábito” defende que os nossos maus hábitos jamais são eliminados, eles estão sempre ali esperando um gatilho para serem reativados. PORÉM (e este é um grande porém), ele podem ser mudados ou substituídos – YAY!

 

Quando você perceber que foi sugado de volta para este mau hábito, pare tudo! Respire. Levante. Tome uma água. Assim, uma coisa de cada vez MESMO. Dê uma volta. Respire. Desculpe-se. Retorne e comece outra vez. Sempre é possível recomeçar!

 

Agora que eu já tirei essa angústia do meu peito e já dividi com você o que eu tenho feito para lidar com situações que me preocupam e me distraem, voltaremos à programação normal do Secretariado com Simone – aguardem as novidades!

 

Obrigada pela companhia e pela paciência! Vamos juntos!

 

Eu sei que você tem mais dicas sobre como lidar com as situações que te preocupam e tiram a sua concentração, então coloque-as aqui em baixo! Vamos conversar sobre isso, muita gente me procurou dizendo que está com dificuldade de lidar com isso nesses dias. Este tema é importante e com certeza nos ajudará em nossa jornada de ser uma pessoa melhor a cada dia e fazer o nosso trabalho melhor a cada dia 🙂

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:   

«
»