TOP
Desenvolvimento Profissional Produtividade Secretariado Executivo

“Aprenda a Superar a Procrastinação [Parte 4] – Como lidar com o estresse e com o bloqueio criativo?”

No artigo anterior nós aprendemos 3 estratégias para lidar com as distrações e eu te dei duas dicas de coisas que faço no meu dia a dia e que me ajudam a lidar com isso. Neste artigo nós vamos conversar sobre como lidar o estresse e com o bloqueio criativo, que também são vilões da produtividade e nos fazem procrastinar.

 

Se você ainda não leu os artigos anteriores desta série, corre lá! Você aproveitará melhor este conteúdo se fizer a leitura na ordem correta! 😉 Aqui está o primeiro artigo, aqui o segundo e aqui o terceiro. Pode ir lá que eu fico por aqui te esperando 🙂

 

Bóra conversar sobre como lidar o estresse. Eu já passei por isso em maiores e em menores proporções e talvez você também se identifique com esta cena: o trabalho está transbordando por todos os lados, a tarefa a ser realizada é muito grande e você não sabe se quer por onde começar. Você se sente sobrecarregado, estressado e tem dificuldade de seguir adiante com as prioridades. Apesar da pilha de coisas por fazer, procrastina e, ao final do dia, se sente mal por isso. O que fazer?

 

Estratégia 1: divida a tarefa em partes muito pequenas.

Quando a tarefa é tão monstruosa que chega a te assustar e paralisar, uma excelente técnica é dividir um projeto grande em pedacinhos menores – minúsculos mesmo! Essa estratégia é boa porque você pode inclusive escolher quais dos pedacinhos dela vai fazer. Como diz o ditado: “Como comer um elefante? Um pedacinho de cada vez!”

 

Estratégia 2: estabelecer prazos de entrega para cada etapa da tarefa.

Se você tem que escrever aquele procedimento enorme sobre reserva de salas de reuniões ou sobre gestão de viagens, por exemplo, ao invés de estabelecer apenas o prazo final para a entrega do documento inteiro, estabeleça prazos para entregar a primeira parte, a segunda parte, e assim por diante. Isso pode te ajudar a não postergar o trabalho pela sensação de “ainda ter muito tempo para realizar essa tarefa”.

 

E aqui eu gostaria de te recomendar uma ferramenta que eu uso e que pode te ajudar – e muito – a gerenciar um projeto que tenha várias fases ou etapas de entrega: o Trello – ele é gratuito, super amigável ao usuário e está cheio de tutoriais na internet sobre como usá-lo – caso tenha interesse, dê uma espiada em Trello.com 😉

 

Vamos agora enfrentar o próximo vilão da produtividade: como lidar com o bloqueio criativo?

 

Estratégia 3: mude o método ou o ambiente de trabalho.

Com frequência faz-se necessário organizar um evento que exige mais de nossa criatividade, elaborar uma apresentação, um comunicado ou e-mail mais delicado, um discurso de abertura ou encerramento de um evento, um documento com procedimentos que será compartilhado com toda a empresa.

Se estiver sentindo-se bloqueado criativamente, tente mudar o método ou o ambiente de trabalho: trabalhar em uma sala de reunião pode ser uma alternativa não viável para a maioria, mas para alguns, sim. Caso seja inviável para você, faça proveito daqueles momentos de reuniões longas, quando você fica 2 ou 3 horas com fluxo menor de pessoas em sua mesa. Você pode também conversar com um amigo ou colega sobre o tema que está tentando desenvolver, e durante esta conversa pode surgir um insight bacana que te ajuda. Outra ideia seria fazer um mapa mental, escrever à mão, para desligar um pouco do computador e assim acionar outra área do seu cérebro. Pequenas mudanças no método ou no ambiente podem te ajudar a desbloquear a criatividade 😉

 

Não estabeleça padrões muito altos: a pressão pela perfeição pode bloquear a sua criatividade.

Lembre-se: “produção antes de perfeição”.

 

Para encerrar o quarto artigo desta série, que é baseada no curso do LinkedIn Learning de Brenda Bailey-Hughes chamado “Como Superar a Procrastinação”, eu gostaria de saber o que você está achando desta série. Ela tem te ajudado? Caso positivo, espalhe a mensagem! =) Você tem alguma estratégia que não foi mencionada por aqui? Compartilhe nos comentários! 😉

 

Nos vemos no próximo e último artigo da série, quando conversaremos sobre quinto vilão que nos faz procrastinar: o medo.

Te vejo em breve! 🙂

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:   

«
»