TOP
Motivação Produtividade Secretariado Executivo

“Motivação para organização.”

Moticacao para Organizacao

Quantos desafios incríveis você já deixou de aceitar em sua vida porque você não se acreditava capaz de absorver mais uma demanda no seu mundo? Alguma vez você já se surpreendeu pensando tudo o que você poderia fazer se apenas tivesse mais tempo?

O tempo é o recurso mais democrático que os humanos tem: todos nós temos 24 horas no dia. Exatamente por isso não podemos gerenciar o tempo.

Quando falamos sobre organização e produtividade é importante considerar que elas não são finalidades em si mesmas. As pessoas não se organizam pelo simples fato de serem mais organizadas e mais produtivas. A busca por desenvolver-se nessas áreas e aperfeiçoar nossas habilidades nesses campos está diretamente relacionada e motivada pela busca por uma vida mais coerente, relevante, satisfatória, leve e feliz.

Organizar não se trata de colocar travas e bloqueios na sua vida, tampouco sobre limitar seu espaço para criatividade e espontaneidade. Organizar é sobre construir uma vida que tenha sentido, equilíbrio e espaço para todas as coisas que te fazem bem e te trazem realização. Porém, uma pessoa só consegue ter a motivação e a disciplina para aprender a ser mais organizada, testar e colocar em prática técnicas de produtividade se ela tem um objetivo muito significativo ligado a isso e uma meta que esteja diretamente relacionada a seus valores, sua visão de vida e trabalho e sua missão pessoal.

É exatamente por isso que eu gostaria de te convidar a refletir, logo no início dessa nossa série de artigos e lives no Youtube sobre produtividade e organização:

Qual é a minha motivação interna e pessoal para ser uma pessoa mais organizada e produtiva?

Antes de seguir a leitura desse artigo, faça uma lista de suas motivações para atingir esse objetivo e trilhar essa jornada. Lembre-se que para cada “SIM” que você diz em sua vida, você está dizendo “NÃO” para outras várias coisas. É por isso que é tão importante ter clareza da sua motivação. Se tiver dificuldade em responder essa pergunta, pense: o que eu faria se tivesse mais horas no dia? A sua motivação para ser mais produtiva pode estar escondida aí nesta resposta 😉

Continuemos nossa conversa a esse respeito e eu gostaria de propor outro exercício:  escreva em um papel quais são os seus valores. Alguns exemplos de valores que podem te inspirar ou ajudar a pensar nos seus próprios são: sustentabilidade, família, status intelectual, estabilidade financeira, diversão, êxito profissional, crescimento, criatividade, ambição e tanto outros. Não se limite a esta lista e crie a sua.

Quais são os meus valores essenciais?

Guarde a sua lista de valores, voltaremos a ela mais adiante. O próximo exercício que eu te proponho é que você ao longo dos próximos dias faça um acompanhamento detalhado das atividades que você realiza ao longo do dia. Com um bloquinho de papel e caneta mesmo, não é necessário nada mais complexo do que isso, anote a data na parte de cima do papel e nas linhas seguintes coloque o que você fez em cada horário. Por exemplo:

05:00h – acordar, higiene pessoal

05:30h – meditar

06:00h – tomar café da manhã e ler

Assim por diante. Anote também como você usa as suas horas no trabalho, momentos de deslocamento, almoço, noites, etc. Faça esse registro por pelo menos uma semana.

Quais são as minhas atividades de cada dia?

Ao final de uma semana tendo anotadas suas atividades diárias, busque a sua lista de valores. Compare as duas listas, reflita e responda: os seus valores estão contemplados nas suas atividades diárias? Pense sobre isso, separe um momento de reflexão e introspecção para esse exercício. A ideia aqui não é fazer você se sentir culpada ou culpado, mas sim te ajudar a encontrar a motivação que você precisa para se dedicar ao que realmente importa e tem significado para você na sua vida. Dessa reflexão saem as melhores decisões e ela também pode te ajudar a calibrar as suas metas e entender se você está buscando alcançar objetivos que realmente estejam alinhados com quem você é. Minha sugestão é que você elimine da sua vida o máximo que possa tudo aquilo que não tem sinergia com os seus valores e, claro, que você inclua em sua rotina o que tem sinergia com eles 😉

Meus valores essenciais estão contemplados na minha rotina?

Produtividade é sobre ter uma vida equilibrada, coerente e que te traga satisfação a alegria. Organização é sobre priorizar tempo para fazer o que de verdade importa <3

Vamos conversar um pouco agora sobre termos autonomia em nossa vida, porque só assim é possível assumir o controle dela. Enquanto eu me recuperava do burnout que eu sofri, eu percebi que existia um padrão que se repetia na minha vida naquela época. Um emprego após o outro, a situação era a mesma: sobrecarga, cansaço, conflito de valores, estresse, agonia, sentimento de não ser suficiente, desconexão, falta de identificação com o que eu tinha que fazer e com o onde eu estava executando aquilo. Somado a isso, não saia da minha cabeça os relatos de amigas queridas minhas que também se sentiam sobrecarregadas.

Foi então que eu decidi encarar de frente o fato de que se esse padrão se repetia, ele não era externo a mim, mas havia algo dentro de mim que eu precisava ajustar para não passar mais por isso. Eu entendi também que não era um problema exclusivo meu. E eu queria encontrar a solução para ele.  

Stephen Covey em seu livro “7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, fala que todos temos um círculo de preocupação e um círculo de influência. Ele defende que para todas as situações que nos geram problemas na vida, há um círculo de influência e um círculo de preocupação. Não temos como agir ou causar impacto sobre todos os nossos problemas, porém, sempre há uma área sobre a qual nós podemos exercer influência – e precisamos identificá-la para poder atuar sobre ela.   

Eu estou agindo no meu círculo de influência?

  

O que está ao meu alcance para ser melhorado nesta situação que me preocupa e incomoda? 

“Pessoas proativas concentram os seus esforços em seu Círculo de Influência. Elas trabalham em coisas sobre as quais elas podem fazer algo a respeito.” (Stephen Covey)

Em 2017 eu comecei a pesquisar e estudar sobre produtividade e organização.

Desde então eu venho lendo livros, fazendo cursos e, principalmente, testando técnicas e me observando, no dia a dia de minha rotina, para aprender a gerenciar o fluxo do meu trabalho, da minha vida e a minha energia. 

Tornar-se uma pessoa mais produtiva e organizada é uma jornada. Se você tiver clareza de seus valores, da sua motivação e de como está usando as suas horas de vida será mais fácil você agir sobre o seu círculo de influência e de forma autônoma, construir uma vida mais coerente, equilibrada e feliz!

É neste tom que conversamos sobre produtividade e organização por aqui, então se você curtiu, continue acompanhando essa série de lives e artigos. Vamos falar também sobre produtividade e organização na prática, mas considerando a abordagem que usamos aqui, era importante ter a nossa base bem sedimentada para poder avançar nessa jornada. 😉 

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP e Técnica em Secretariado Executivo. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:   

«
»