TOP
Desenvolvimento Pessoal Desenvolvimento Profissional

“Navegando incertezas, ressignificando situações, criando realidades, alcançando além”

“Somente quando somos corajosos o suficiente para explorar a escuridão, nós descobriremos o poder infinito da nossa luz.” [Brené Brown]

 

O Secretariado com Simone surgiu de um momento de transição pessoal, de desafio profissional e de dúvidas e incertezas com relação à minha trajetória e carreira.

Eu tinha acabado de me mudar de São Paulo para Santiago do Chile, deixando para trás um emprego no qual estava realizada e uma trajetória de carreira em ascensão, eu me via agora diante do desafio de me adaptar a um mercado de trabalho diferente e lidar com uma nova cultura.

 

A sementinha do Secretariado com Simone começou a geminar em janeiro de 2016, logo ao me mudar para Santiago do Chile. Ela foi ganhando forças conforme eu fui amadurecendo e digerindo o novo contexto da minha própria realidade, e finalmente brotou em julho de 2017.

 

Finalmente o Secretariado com Simone nasceu, e ele veio ao mundo em um dos momentos mais paradoxais em quase 14 anos da minha carreira: eu estava trabalhando sob um regime que reprimia tudo o que fosse criativo e autêntico, sentindo minha contribuição pessoal desvalorizada e meus valores essenciais totalmente minados, ao mesmo tempo em que ocupava a posição que sempre sonhei ocupar, Assistente de Presidência.

Eu sentia muito a falta de espaço de expressão criativa, de sentir que contribuía para o ambiente no qual estava inserida e que poderia fazer a diferença dessa forma. Isso fez com que eu começasse a questionar se era isso mesmo o que eu queria: essa realidade que eu estava vivendo era muito distante de tudo o que eu sonhei e lutei para conquistar. E isso era muito frustrante.

 

Foi dai que eu tirei forças para me agarrar naquilo que eu acreditava, para transformar esses questionamentos em ressignificação. Eu decidi que a situação na qual eu estava inserida não poderia definir o tipo de profissional e pessoa que eu seria. Não determinaria o tipo de experiência que eu teria, eu estava disposta a escrever a minha própria história, a criar as minhas próprias experiências, como tinha feito até então, usando como matéria prima tudo aquilo em que eu acreditava, tudo o que eu havia aprendido e construído.

A situação na qual eu estava inserida não determinaria até onde minha carreira e conquistas pessoais e profissionais poderiam me levar. E o Secretariado com Simone me ajudou muito neste processo. Por ser podada no meu ambiente de trabalho eu passei a fazê-lo em paralelo, e a missão inicial desse projeto era “compartilhar conhecimentos, insights e aprendizados da carreira de secretariado”. De forma muito orgânica a comunidade de Secretariandos foi crescendo e o Secretariado com Simone passou a ser um canal não só de compartilhamento das minhas experiências, mas de troca de experiências de todos. Um espaço de mentoria coletiva, de conexão, de identificação e de apoio mútuo. Conforme eu fui me engajando no projeto, fui tendo mais clareza a respeito da sua missão, que hoje eu identifico como: “inspirar o profissional de secretariado a ser uma pessoa melhor a cada dia, e a fazer o seu trabalho melhor a cada dia”.

 

Eu tive clareza dessa missão em uma experiência muito pessoal minha. Durante essa fase em que eu me sentia miseravelmente infeliz em um trabalho com o qual eu sempre sonhei, diariamente, durante o deslocamento da minha casa para o trabalho, eu fazia essa oração: “que eu seja uma pessoa melhor a cada dia, que eu possa fazer o meu trabalho melhor a cada dia”. Independente de ações, energias, ambiente ou reações externas – eu me esforçava para ativa e deliberadamente criar a minha própria realidade e trajetória de crescimento e aprendizado. Sim, foi na maior das dores que esse projeto lindo floresceu.

E com ele eu ganhei muitos presentes: conhecer pessoas incríveis, tanto online como off-line, aumentar a minha consciência e engajamento com meu desenvolvimento pessoal e profissional, ter mais clareza de onde e como eu queria me desenvolver como profissional de secretariado, me posicionar para e conquistar uma posição que convergisse com meus valores. Tudo isso sendo regado, ao longo do caminho, pelos feedbacks constantes dessa comunidade de Secretariandos que foi se agrupando e crescendo ao longo deste ano.

 

Além desses presentes impagáveis, eu também tive muitos aprendizados: valorizar o meu tempo, valorizar a jornada e a manter uma postura de aprendiz – sempre!

 

E eu quero finalizar este artigo te agradecendo. Sim, meu muito obrigada a você, Secretariando, por ser parte da minha jornada e me permitir compartilhar da sua.

Tudo isso é motivo de celebração! Para comemorar, ao longo deste mês de julho, vamos ter presentes para você por aqui: sorteio de cortesia para participação na CONASEC 2018, lançamento do primeiro e-book gratuito do Secretariado com Simone com 30 Dicas para Transição de Carreira no Secretariado e outras novidades! Para ficar por dentro de tudo, acompanhe e participe do Secretariado com Simone pelo Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn.

 

Que esse compartilhamento tão pessoal meu sobre o primeiro aninho de vida do Secretariado com Simone possa despertar em você uma reflexão profunda a respeito da sua própria jornada e carreira.

 

Conte para mim aqui nos comentários qual foi o melhor insight que você tirou deste artigo ou algo que tenha sido compartilhado pelo Secretariado com Simone que tenha te apoiado e inspirado na sua jornada, eu vou adorar saber.

 

Vamos juntos! Que possamos seguir a nossa jornada buscando “ser uma pessoa melhor a cada dia, fazer o nosso trabalho melhor a cada dia”. Meu mais sincero obrigada e, FELIZ ANIVERSÁRIO para o Secretariado com Simone, assoprando velinhas com você – Secretariando! <3  Vamos juntos!

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:    

«