TOP
Carreira Secretariado Desenvolvimento Profissional Eventos Secretariado Executivo Uncategorized

“Tendências do Mercado para o Secretariado [Parte 1]”

Estive na CONASEC 2018 e, conforme prometido, estou trazendo para você o que mais me chamou atenção no conteúdo deste evento, que para mim foram as tendências para o mercado de trabalho no secretariado.

 

Ano passado eu fiz vários posts com resenhas das palestras que mais me chamaram a atenção (se você ainda não viu, veja aqui – os temas continuam atuais e eu recebi muitos feedbacks positivos a respeito dos textos ;). Este ano eu vou compilar em dois artigos o que para mim permeou todas as discussões e apresentações durante evento, como que um fio condutor, que nos mostra o quê este novo mercado espera de nós e como podemos nos preparar para ele. Este é o primeiro deles – vamos lá?!

 

1. Adaptabilidade e aprendizado constante

 

Stefi Maerker abriu o dia e deu o tom do evento, com sua palestra sobre “O papel do secretariado no mundo corporativo”, mostrando como ter conhecimento do negócio, saber trabalhar em equipe e desenvolver habilidades pessoais é, mais do que nunca, esperado do profissional de secretariado. Ela reforçou ainda que devemos entender que nosso papel está se modificando dentro das empresas – a medida em que trabalhamos fazendo uso de novas ferramentas e novos processos, estamos vivendo períodos de mudanças cada vez mais curtos, ou seja, que exigem de nós uma resposta cada vez mais rápida.

 

Slide apresentado por Stefi Maerker durante sua palestra na CONASEC 2018

 

Considerando que o processo de transformação desta era que estamos vivendo é dinâmico e irreversível, como apontado por Stefi em sua palestra, o profissional de secretariado que deseja manter-se relevante deve acompanhar a ressignificação da profissão e precisa se preparar para assumir maiores responsabilidades e novos desafios.

 

Aqui no Secretariado com Simone é abordado com muita frequência temas comportamentais, e isso tem um motivo. Os temas técnicos além de serem ensinados em cursos, estão em todas as partes pela internet. Adicionalmente, ao longo de sua carreira o profissional de secretariado percebe que o modo de operar muda constantemente, seja devido à novas tecnologias aplicadas ao dia-a-dia, seja devido a procedimentos implementados e assumidos por cada distinta empresa em sua área de atuação específica.

 

Ocorre que o técnico é fácil de assimilar, podemos aprendê-lo em horas. Já o comportamental exige sensibilidade, autoconhecimento, autocrítica e resiliência, e leva toda uma vida para ser desenvolvido e aperfeiçoado. Por isso acho bacana compartilhar com você a seguir este outro slide da apresentação da Stefi:

 

Slide apresentado por Stefi Maerker durante sua palestra na CONASEC 2018

 

2. Comunicação efetiva

 

A Profa. Dra. Renira Appa, com sua palestra sobre “Cortesia linguística e etiqueta empresarial” nos mostrou que em tempos de comunicação rápida, de conectividade 24 horas nos 7 dias da semana, precisamos manter a vigilância em nossa comunicação, já que quanto mais interagimos com outras pessoas, maior será a necessidade de colocar em prática as boas maneiras para obter sucesso em nossa trajetória profissional e êxito em nossa atuação e entregas no dia a dia.

 

Slide apresentado pela Profa. Dra. Renira Appa durante sua palestra na CONASEC 2018

 

Neste tema eu entendo que se destaca a habilidade humana de se relacionar, comunicando de forma consciente, empática, inteligente, coordenada e sensível. Interagir com presença, tendo consciência do impacto direto que exercemos sobre o próximo e na forma como ele se sentirá em dada situação ao interagir conosco. A informalidade e a objetividade que as ferramentas destes tempos nos oferecem não são licença para exercer uma comunicação sem empatia e robotizada.

 

3. Mentalidade voltada para a produtividade

 

Michelle Rodrigues, Especialista em Produtividade e Organização, durante sua palestra na CONASEC 2018. Foto tirada pela equipe do evento.

A palestra da Michelle Rodrigues sobre “Método GTD” foi um espetáculo a parte que permeou grande parte das discussões durante o evento.

 

O fato de termos aprendido que nosso cérebro serve para criar, produzir, pensar, gerar ideias e não para guardar informações, nos fez refletir a respeito do uso que estamos mesmo fazendo desta “máquina” poderosíssima que possuímos.

 

Guardar informações e números fica a cargo dos aplicativos, da tecnologia. Gerenciar demandas, entender prioridades, ter sensibilidade na execução e excelência na entrega -isso fica com o secretário humano!

 

Saber a diferença entre estas duas coisas é ter uma mentalidade voltada para a produtividade, sem a qual jamais conseguiremos dar conta de tantas demandas que estão chamando nossa atenção ao mesmo tempo.

 

Se você se interessa por Produtividade, continue acompanhando o Secretariado com Simone, porque este tema é central aqui e aproveite para assistir este vídeo que é uma entrevista minha com a Michelle, onde ela dá “5 Dicas para ter mais foco e deixar de procrastinar” e este outro vídeo que é um papo meu com você, com “6 Dicas de produtividade no secretariado” 😉

 

4. Tornar tangível o valor do secretariado

 

Representantes dos 5 projetos finalistas concorrendo ao Prêmio Profissional de Secretariado do Ano, durante a CONASEC 2018. Foto tirada pela equipe do evento.

Após estas palestras foram apresentados os 5 finalistas e os ganhadores do Prêmio Profissional de Secretariado 2018.

 

O projeto de “Indicadores de resultados para a área secretarial” ganhou o prêmio pelo júri técnico e ficou claro que precisamos aprender a medir nosso desempenho, mostrá-lo em números para os executivos e para a empresa, e que já entendemos que nossa avaliação não pode ficar no nível subjetivo da percepção dos gestores.

 

A medida em que o secretariado avança para atividades de gestão, coordenação e criação por meio do suporte que presta, ele passa a precisar reportar resultados de forma cada vez mais tangível, nós queremos aprender a fazer isso e ter isso implementado dependerá apenas de nossa atuação e dedicação.

 

Slide apresentado por Bete D’Elia e Walkiria Almeida durante palestra na CONASEC 2018

 

O projeto “Comitê de Secretariado do Distrito Federal” ganhou o prêmio pelo voto popular e registra de forma muito clara a simpatia e o apoio dos profissionais de secretariado à mobilização da nossa classe, pela potência existente no secretariado e pelo desejo de crescer em meio à constante e crescente ressignificação de nossa profissão. Minha mais sincera admiração aos finalistas e ganhadores do prêmio! 🙂

 

Isso foi o que rolou no período da manhã no evento e a minha leitura de como estes temas nos trouxeram de forma palpável as tendências do mercado de trabalho para nós, profissionais de secretariado.

 

No próximo artigo vou te contar como o conteúdo do período da tarde também destacou os rumos para o nosso mercado, ao abordar os seguintes temas: gestão de viagens, indicadores de performance, inovação e inteligência artificial. Nos encontramos aqui no próximo artigo!

 

Se você esteve na CONASEC 2018, comente aqui em baixo qual foi a sua percepção sobre estes temas. Você concorda com essa leitura que eu fiz a respeito das tendências para a profissão? Acrescentaria algo que eu deixei de mencionar?

 

Acompanhar as demandas do mercado para nós é parte importante da nossa jornada de ser uma pessoa melhor a cada dia e fazer o nosso trabalho melhor a cada dia! Nos vemos em breve! Obrigada pela companhia!

 

Author: Simone

Bacharel em Letras pela USP, Técnica em Secretariado Executivo, fluente em inglês, espanhol e português. Criadora do Secretariado com Simone, atualmente vivendo em Santiago do Chile.

Comentários

Tags:    

«
»